quinta-feira, 9 de maio de 2019

Quatro palavras que podem dobrar a chance de você conseguir o que está pedindo. Meu pedido para você: poupe para a aposentadoria ...




De São Paulo, SP

Nunca é fácil quando você tem que pedir a uma pessoa para fazer alguma coisa para você.
Mas existe uma maneira para aumentar suas chances de obter o que quer. Tudo que você tem a fazer é se lembrar dessas quatro palavrinhas mágicas:
“Não se sinta obrigado”.
É simples, surpreendentemente eficaz e cientificamente comprovado. Memorize essas palavras, elas podem dobrar seu poder de persuasão.
Em Inglês, essas palavras são “but you are free” (BYAF) e a técnica funciona assim: você tem um pedido para fazer para alguém. Então, depois do pedido você coloca o “não se sinta obrigado” ou “sinta-se à vontade para recusar”.
Porque isso funciona?
Em 2013, um acadêmico da área de comunicação chamado Christopher Carpenter, publicou no Journal of Comunication Studies um artigo sobre a técnica do BYAF.
No artigo, Christopher descreve o primeiro experimento feito no ano 2000 pelos pesquisadores franceses Nicholas Guéguen e Alexandre Pascual, em que essa técnica foi aplicada.
Um dos pesquisadores abordou pessoas andando sozinhas em um shopping center na França. No grupo de controle, o pesquisador fez um pedido simples e direto para o desconhecido:
- Com licença Senhor(a), teria algumas moedas para eu poder pegar o ônibus, por favor?  
No outro grupo, de teste experimental, o pesquisador acrescentou ao final:
- ... mas você é livre para aceitar ou recusar meu pedido.
As pessoas sob condição de teste experimental se mostram substancialmente mais inclinadas a atender o pedido feito pelo pesquisador.
Tem mais, aqueles que doaram as moedas no grupo experimental, doaram duas vezes mais do que as pessoas do grupo de controle.
Christopher explicou que a técnica BYAF funciona muito bem porque suaviza a percepção do interlocutor de que sua capacidade de dizer “não” lhe está sendo subtraída.
Em outras palavras, seu pedido é acompanhado da possibilidade da pessoa se sentir desobrigada a realiza-lo, tira fortemente a pressão do seu interlocutor.
Apesar da pesquisa original ter sido feita na França, a troca para outro idioma não tem nenhuma influência no resultado.
As palavras exatas usadas na frase não têm muita importância. Guéguen e Pascual também testaram a frase: "obviamente você não precisa se sentir obrigado” e descobriram que elas são tão eficazes quanto as da frase original.
Ou seja, de acordo com a meta-analise, o fator mais consistentemente importante que emergiu nos resultados foi a importância de se reconhecer a liberdade do interlocutor em dizer “não”.
Portanto, aqui vai meu pedido: poupe para a aposentadoria, mas não se sinta obrigado viu!
Grande abraço,
Eder

Fonte: Adaptado do artigo “These 4 Words Can Double Your Chances of Getting What You Want”, escrito por Joanie Faletto.
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