sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

UMA DICA PARA EMPREGADOS DE FUNDOS DE PENSÃO: A TECNOLOGIA NÃO VAI TIRAR SEU EMPREGO, MAS ALGUÉM USANDO-A VAI.

 


De São Paulo, SP.


A integração de tecnologias como Blockchain e Inteligência Artificial (IA) na gestão de portfolios e planejamento financeiro tem um imenso potencial para causar disrupturas.

 

Combinadas, essas e outras tecnologias podem revolucionar a maneira que os fundos de pensão fazem hoje para investir coletivamente as contribuições dos participantes.

 

A pessoa que busca segurança financeira, presente ou futura, terá a sua disposição soluções com melhor eficiência, maior precisão e imensa hiperpersonalização.

 

Os portfolios serão construídos com base nas informações individuais e propósitos dos clientes e não de forma coletiva e genérica, como acontece atualmente nos fundos de investimentos e nos planos de previdência complementar.

 

Esse upgrade extremamente necessário nos investimentos será possível graças a algoritmos de IA capazes de analisar vastas quantidades de dados e ajudar os consumidores a tomarem decisões personalizadas e bem-informadas.

 

Os algoritmos têm a capacidade de fazer ajustes em tempo real no planejamento financeiro, automatizando as atualizações necessárias em função de mudanças na legislação, incluindo questões tributarias, integrando proteção contra riscos de invalidez e morte, tudo em questões de segundos.

 

Tudo isso resultará em portfolios de investimentos mais individualizados, precisos e eficientes, liberando tempo daqueles que fazem a gestão para focar na melhoria do relacionamento com o cliente.

 

Fragmentação dos investimentos, novas classes de ativos e sucessão

 



Tradicionalmente os portfolios dos fundos de pensão são construídos com um mix de renda variável (ações), renda fixa (títulos públicos e privados), imóveis, empréstimos a participantes e alguns ativos alternativos.

 

No entanto, com o advento da digitalização dos investimentos via Non-Fungible Tokens (NFTs), o futuro da construção de portfolios de investimentos está prestes a mudar.

 

As NFTs permitem o fracionamento da propriedade e a venda pulverizada de qualquer ativo através de contratos inteligentes (smart contracts), armazenados num blockchain.

 

Essa nova tecnologia está causando um tsunami nas classes de ativos, algo que não se via há séculos, sendo possível hoje em dia incluir em um portfolio de investimentos ativos exclusivos, como direitos autorais de músicas, filmes, arte (quadros, esculturas etc), imóveis, relógios, coleções de moedas e selos, ________ (preencha a vontade).

 

As novas oportunidades de investimentos permitem que os clientes (participantes de fundos de pensão) sejam donos desses ativos, mas possibilitam também que gerem receitas de diversas maneiras a partir deles – alugando, recebendo royalties, fracionando ainda mais e vendendo partes menores deles etc.  

 

O Blockchain e a IA tem enorme potencial para mudar, ainda, o planejamento sucessório e tudo aquilo que é deixado para os beneficiários em caso de morte do participante titular, nos planos de previdência complementar. 

 

Contratos inteligentes são um excelente instrumento para monitorar e implementar o planejamento sucessório em caso de morte, reduzindo riscos de processamento e fornecendo informação em tempo real sobre alterações no valor dos ativos e na legislação, mantendo o planejamento sucessório sempre atualizado.

 

Lembro de um episodio que presenciei nos anos 90 quando fui diretor comercial do CCF Fundo de Pensão. Naquela época a internacionalização dos jogadores de futebol ganhou nova dimensão e clubes da Europa, Oriente Médio e Asia pagavam fortunas pela compra do passe de jogadores brasileiros.

 

O diretor superintendente, que gostava muito de futebol, queria aproveitar a onda e investir em .... jogadores de futebol! 

 

Se fosse hoje, isso seria possível para pessoas físicas, na medida em que os passes desses jogadores se transformassem em ativos digitais. Fundos de pensão seguiriam sem poder fazê-lo, já que a regulamentação não reconhece, não prevê e não permite.

 

Algumas maneiras de ganhar rendimento passivo com NFTs

 


Para os não iniciados na economia digital e que ainda não tem familiaridade com o conceito de NFTs, pense nelas como recibos digitais que são armazenados num banco de dados publico chamado “blockchain”, ao qual qualquer um tem acesso e todos podem verificar sua existência, de modo independente, a qualquer momento.

 

Esses recibos digitais contêm informações únicas que provam quem é (são) proprietário(s) de determinado ativo, seja ele tangível (um apartamento) ou intangível (uma marca). 

 

Vale notar que as NFTs não armazenam o ativo propriamente dito, elas são apenas uma “representação” desse ativo e mostram a localização dessa informação na Internet. 

 

Como dois itens representados por uma NFT nunca podem ser iguais, isso significa que a NFT não pode ser trocada da mesma forma que um bitcoin (ou uma nota de R$ 100) pode ser trocado por outro de mesmo valor. É por isso que as NFTs são chamadas de tokens “não-fungíveis”, pois uma NFT jamais é igual a outra.

 

Hoje pode-se obter rendimentos comprando e vendendo NFTs através de mercados secundários de ativos digitais, como a OpenSea, Rarable e outros. 

 

Seria o equivalente a comprar e vender ações na bolsa de valores, obtendo lucro com sua valorização, ou seja, com a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.

 

Porém, também já é possível obter rendimento passivos com NFTs, sem precisar ficar fazendo operações de compra e venda dos ativos digitais. Isso seria o equivalente a obter ganhos pagos na forma des dividendos das ações que você possui ou rendimentos do dinheiro que você deixa numa caderneta de poupança ou fundo de investimentos.

 

Veja alguns exemplos de como receber rendimentos passivos de ativos digitais tipo NFTs, sem precisar ficar comprando e vendo.


1) Aluguel de NFTs – Um bom exemplo de como ganhar $$$ alugando NFTs são os jogos virtuais nos quais os jogadores podem alugar personagens do jogo para aumentar suas chances de vencer. Esses personagens são representados por figurinhas ou cartões e o aluguel é definido por um contrato inteligente entre as partes, no qual se define a duração do aluguel, o valor do aluguel, a periodicidade de pagamento (diário, mensal) e demais condições. Uma plataforma usada para locação de NFTs é a reNFT. Esse é apenas um exemplo, com o tempo qualquer ativo representado digitalmente poderá gerar renda de aluguel, como hoje acontece com o aluguel de ações. 

 2) Royalties de NFTs – A tecnologia por trás das NFTs permite que autores e criadores de conteúdo estabeleçam termos e condições impondo o pagamento de royalties sempre que uma NFT mude de mãos no mercado secundário. Isso permite que o autor receba rendimentos passivos mesmo depois de ter vendido sua obra (uma música, um quadro, um livro) ou coleção. Ou seja, uma fatia do preço de venda da NFT será paga indefinidamente no tempo. Um pintor pode estabelecer em 10% o royalty que receberá sempre que seu quadro for vendido novamente para um novo dono.

3) Fornecer liquidez com a NFT – Graças a integração das NFTs com a infraestrutura de um novo mercado financeiro descentralizado (DeFI) que está surgindo, pode-se fornecer liquidez para um determinado pool de liquidez (projeto) e receber NFTs em troca. Por exemplo, quando você fornece liquidez para o Uniswap V3 eles emitem um token ERC-721, também conhecido por LP-NFT, no qual está registrada sua parte do montante total preso no pool. Outra informação registrada ali é o par de tokens (cryptomoeda) que você depositou para fornecer a liquidez, o símbolo do token e o endereço da carteira eletrônica. Você pode vender a qualquer momento essas NFTs para liquidar sua posição no pool de liquidez


Preparando-se para o fundo de pensão do futuro



Tudo isso abre novas possibilidades para os investimentos e nos aproxima de um futuro no qual o portfolio de investimentos de uma pessoa média poderá se assemelhar ao de um fundo de hedge, um fundo de venture capital ou um fundo multimercado atual.

A exploração dessas tecnologias de ponta transformará o modelo de negócios e o papel que hoje desempenham fundos de pensão, planejadores financeiros, bancos e gestores de ativos. 

 

Os fundos de pensão que quiserem sobreviver terão que ser proativos, se preparar para incorporar efetivamente a tecnologia do blockchain e da IA em seus negócios. Terão que prestar atenção não apenas às possíveis implementações dessas tecnologias, mas a sua regulamentação e como elas afetarão suas atividades. 

 

Os profissionais que atuam nos fundos de pensão deveriam se manter informados e a par dos últimos avanços e desenvolvimentos dos ativos digitais, caso queiram se manter à frente da curva, principalmente num mercado que raramente faz isso institucionalmente.

 

Se você é empregado de um fundo de pensão, foque nas inovações que tem potencial de disruptura no segmento em que você atua. Posicione-se na vanguarda da previdência complementar e esteja bem-posicionado para ser bem-sucedido nos próximos anos.

 

Faça aquilo que o conselho deliberativo da maioria dos fundos de pensão não vem fazendo ...

 

Grande abraço,

Eder.

 

 

Fonte: The Future of Financial Planning Lies in AI and Blockchain, escrito por DJ Windle | 5 Ways to Earn Passive Income From NFTs, escrito por  Andrey Sergeenkov


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.