quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

O “LETRAMENTO FINANCEIRO” POUCO RESOLVE FRENTE AO ALTO NÚMERO DE DESBANCARIZADOS E “DESPREVIDENCIARIZADOS”

 



 De Sāo Paulo, SP.


👉”Letramento financeiro” é o conjunto de conhecimentos, atitudes e comportamentos adquiridos por meio da educação financeira.

👉Um estudo feito pelo BACEN, Fundo Garantidor de Crédito e CP2 (consultoria em pesquisas), procurou mensurar a inclusão e o “letramento” financeiro da população brasileira.

👉O estudo é importante para entendermos melhor o uso da população – principalmente a de baixa renda – dos produtos financeiros.

👉Chama a atenção a sessão “Planos de Aposentadoria” e os resultados deveriam acender uma luz vermelha nos órgãos reguladores, de fiscalizaçāo e formuladores de políticas de previdência complementar:

➡ 39,5% das pessoas pesquisadas que possuem um plano de previdência complementar, simplesmente não confiam nada ou confiam pouco no plano de aposentadoria que possuem – isso é muito ruim

➡ Nada menos que 76,4% dos entrevistados disseram que após aposentados dependerão, para viver, de um benefício do governo ou de uma aposentadoria oficial do governo (INSS). Pior ainda, 71,5% disseram que, para fechar as contas, continuarão tendo que trabalhar depois de aposentados

➡ Os resultados acima são alarmantes: primeiro, porque a falta de confiança na previdência complementar impede sua disseminaçāo; e segundo, porque se a esmagadora maioria dos aposentados vai depender da previdência oficial, então, vai receber baixos vencimentos e a economia tenderá a sofrer no futuro pelo reduzido poder de compra da população ...

➡ Somente 28,8% dos respondentes disseram que “vão receber aposentadoria do plano de previdência da empresa onde trabalham”. Tirando os 3,4% que não quiseram responder, ficam 67,8% "desprevidenciarizados", que não participam de um fundo de pensão, nem de um PGBL | VGBL da empresa onde trabalham.

👉O estudo não aponta para a quantidade de brasileiros “desbancarizados” (sem acesso a conta bancária) e os dados disponíveis na Internet são muito díspares (16-31-53 milhões), mas muitas pesquisas indicam que esse número vem diminuindo, graças ao PIX.

👉O problema é que um outro estudo, da PWC com o Instituto Locomotiva, diz que 33,9 milhões de brasileiros não tem acesso a Internet e 86,6 milhões tem acesso parcial (não diário), então, o uso do PIX não funciona direito para milhões de pessoas.

 👉A falta de acesso a uma conta bancária, a produtos financeiros e a planos de previdência complementar, é cruel. Deixa as pessoas sujeitas aos juros mais altos cobrados no comercio, impede a poupança para o futuro, corrói o dinheiro pela inflação, aumenta a insegurança financeira e prejudica a economia.

👉Ter “letramento” financeiro é importante, mas o que vai fazer a economia girar lá na frente é a quantidade de pessoas com acesso aos produtos financeiros, contas bancárias e planos de previdência complementar nos quais as pessoas, de fato, confiem. 

Link para o estudo completo: aqui 


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.