De Sāo Paulo, SP.
Quando criamos algo com um propósito, nós projetamos. Nāo é um acidente. O cabo de um machado é projetado e assim também é uma ponte ou viaduto.
Algumas coisas, no entanto, sāo desenhadas. As impressões digitais do designer estāo por toda parte. As fontes rebuscadas (tipos de letra do MS-Word), as curvas e enormes áreas envidraçadas nas obras de Niemeyer, estāo lá para quem se der ao trabalho de prestar atenção.
Ocasionalmente, mas nem sempre, alguns itens são bem-desenhados. Ironicamente, isso acontece quando deixamos de notar o desenho e simplesmente passamos a usar os itens.
Utensílios de cozinha, menus de restaurante, apresentações em seminários e planos de previdência complementar – são bem-desenhados quando cumprem com seus propósitos e geram os resultados que estávamos esperando deles.
Para que usar palavras para explicar quando temos disponíveis duas ou três imagens?
A melhor maneira de um cliente saber se um desenho é coerente, é o designer explicar: (i) para quem ele é destinado; (ii) para que serve; e (iii) quais são as restrições de uso.
A questão é: como saberemos se um item é bem-desenhado? Uma resposta honesta para todas as três questões acima é que fizemos essas perguntas e consertarmos o desenho, muito antes do item ser lançado.
“Criei isso para ganhar um prêmio” ou “Fiz assim para criar fuzuê e espalhar para todo mundo” ou ainda “Esse plano de previdência complementar segue as práticas e tendencias de mercado”, todas são respostas honestas, embora possam não ser o motivo pelo qual contratamos o designer.
Depois de sabermos para quem um desenho se destina e para que serve, poderemos dar um feedback útil ao designer e trabalhar junto com ele para atingir os objetivos almejados.
O plano de previdência complementar do seu fundo de pensão está entregando, consistentemente, segurança financeira futura para TODOS os participantes e atingindo os objetivos e propósitos para o qual foi desenhado?
Se a resposta para essas perguntar for diferente de SIM, o plano de previdência complementar do seu fundo de pensão NĀO foi bem-desenhado e foi muito mal projetado...
Grande abraço,
Eder.
Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “Designed, Designy or Well-designed?”, escrito por Seth Godin.






Nenhum comentário:
Postar um comentário