quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Melhor Governança e Gestão de Riscos: Presidente Independente

De São Paulo, SP.


A AIG - American International Group Inc. alterou seu estatuto recentemente para tornar independente o Presidente do seu Conselho de Administração. Trata-se de um passo importante que muitas empresas de capital aberto deveriam dar para melhorar sua governança e gestão de riscos.

Durante os mais de 40 anos como uma empresa de capital aberto, o Presidente do Conselho e Presidente Executivo da AIG foram a mesma pessoa. Isso mudou em 2005, quando Maurice R. Greenberg se aposentou após 37 anos no cargo.

Por alguns meses, em meados de 2008, a presidência do conselho de administração foi ocupada novamente pelo Presidente Executivo, quando Robert Willumstad sucedeu Martin J. Sullivan.

Robert Willumstad deixou a AIG em setembro do ano passado quando a companhia estava em queda e foi salva pelo Departamento do Tesouro do governo Americano.

Há boas razões para as empresas terem um controle mais independente de seus Conselhos de Administração, pois ao procederem assim criam um melhor equilíbrio entre os acionistas e a alta direção da empresa.

As organizações que acompanham a estrutura de governança das empresas, como “The Corporate Library”, costumam classificar a composição dos conselhos das empresas de capital aberto. Aquelas com maior nota são, invariavelmente, as que possuem a maioria dos membros independentes em seus conselhos de administração e que separam os papéis de presidente do conselho do de presidente executivo.

Eu tenho defendido a adoção dessa prática também nos Conselhos Deliberativos dos Fundos de Pensão aqui no Brasil. Hoje existe um conflito de interesses nesses Conselhos porque há membros defendendo os interesses das empresas patrocinadoras, dos participantes ativos e dos assistidos.

Conselheiros independentes trariam um melhor equilíbrio para os fundos de pensão e serviriam como árbitros entre a eterna queda de braço travada por empresa e participantes. Os membros independentes dariam voz na defesa do interesse do próprio fundo de pensão.

Pensem nisso!

Forte abraço,
Eder

Fonte: Business Insurance – Regis Cossia (Risk Literacy)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.