quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pipoca e divulgação de planos de previdência não combinam.


Deu em Berlim, Alemanha.
 
Um estudo da Cologne University, na Alemanha, mostrou que o simples ato de mastigar torna as pessoas imunes aos efeitos persuasivos das propagandas.
 
Comer pipoca no cinema, portanto, pode irritar não somente os demais espectadores, mas também os profissionais de marketing.
 
A razão dos nomes das marcas ficarem “impressos” em nossos cérebros é porque nossos lábios e língua simulam automaticamente a pronúncia de um novo nome na primeira vez que o ouvimos.
 
E toda vez que reencontramos aquela marca, posteriormente, nossa boca subconscientemente pratica a pronúncia daquele nome repetidamente.
 
No entanto, de acordo com o estudo publicado no Journal of Consumer Psychology, esse “discurso interior” pode ser perturbado pela mastigação, tornando inócuo o efeito da repetição.
 
No estudo os pesquisadores convidaram um grupo de 96 pessoas para assistirem a um filme no cinema, precedido de uma série de comerciais.
 
Metade dos convidados ganhava pipoca grátis ao longo da sessão, enquanto a outra metade recebia um pequeno cubo de açúcar que imediatamente se dissolvia em suas bocas.
 
No final da sessão um teste mostrou que os comerciais não haviam surtido nenhum efeito sobre os espectadores que mastigaram pipoca durante o filme, enquanto os outros participantes apresentaram respostas psicológicas positivas aos produtos apresentados nos comerciais.
 
“A atividade mundana de comer pipoca torna os espectadores imunes aos efeitos persuasivos dos anúncios”, disse Sascha Topolinski, uma das pesquisadoras.
 
Se sua empresa for apresentar um novo plano de previdência complementar aos empregados ou promover uma alteração positiva feita no desenho de um programa já existente, evite que a plateia tenha acesso a balas, doces e pipoca!

Do contrário, toda aquela $$$ investida no marketing da comunicação, irá pelo ralo....
 
 
Forte abraço,
Eder.
 
 
 
 
Fonte: Adaptado do artigo “Eating popcorn in the cinema makes people immune to advertising”, escrito por Philip Oltermann ara o “The Guardian”.
 
Crédito de Imagem: Getty Images/ Foodcollection

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.