domingo, 14 de julho de 2019

Apollo 10 – A incrível historia do modulo de pouso que vaga no espaço há 50 anos e uma lição de previdência





De Sao Paulo SP.

Era por volta de onze horas da noite, do dia 20 de julho de 1969, quando eu e meus irmãos fomos subitamente acordados. Eu tinha apenas 7 anos de idade, mas nunca mais esquecerei daquela noite fria de inverno.

Meu pai e minha mãe estavam eufóricos e pareciam muito apressados. Morávamos no C.T.A. – Centro Tecnológico Aeroespacial, uma grande base da Aeronáutica em São Jose dos Campos.

Meio bêbados de sono e sem entender bem o que estava acontecendo, fomos levados para a frente da TV, que transmitia em preto e branco (sim, não havia televisão a cores naquela época) imagens de um episódio que mudou para sempre a historia da humanidade.

Nenhuma geração que veio depois da minha jamais presenciou um passo tão grandioso para a exploração do espaço quanto o pouso da Apollo 11 e o primeiro passo do homem na lua.

Mas a Apollo 11 foi precedida de uma serie de missões que lançaram, de forma precursora, os alicerces que permitiram o pouso bem sucedido na lua.

Uma delas foi a Apollo 10, a quarta missão tripulada do programa Apollo. A Apollo 10 foi uma missão quase completa e incluiu tudo que a Apollo 11 tinha, exceto pelo efetivo pouso na lua.

Foi como um ensaio de casamento, tendo sido a segunda missão Apollo a orbitar a lua. Tinha até um Módulo de Pouso Lunar, que voou a meros 15 km de altitude da superfície da Lua.

Aquele modulo, porem, nunca chegou a pousar e depois que se reconectou ao módulo de comando e a tripulação desembarcou, foi enviado para a órbita do Sol. Até hoje, ninguém sabia aonde ele estava.

O Modulo Lunar da Apollo 10 tinha um apelido carinhoso. Era chamado de "Snoopy", um personagem da serie em quadrinhos "Peanuts", criada nos anos 50 pelo cartunista americano Charles Monroe Schulz. 

A NASA imaginou que dar nomes ao modulo de comando e ao modulo lunar usando personagens das famosas e populares historias infantis, ajudaria a atrair o interesse das crianças pela missão (o modulo de comado era chamado de "Charlie Brown"). 

O Snoopy foi enviado para ficar orbitando o Sol e sem um objetivo específico e nenhuma preocupação em rastreá-lo, foi esquecido. 

Então, em 2011, um grupo de astrônomos amadores do Reino Unido começou a procurar pelo Snoopy. Naquela altura, um  site de notícias não-comerciais sobre astronomia, fundado em 1999, chamado Universe Today, cobriu os esforços do astrônomo amador Nick Howes e sua equipe, na busca pelo Snoopy.

O desafio de Howes era gigantesco. Diante de dados escassos sobre o voo orbital da Apollo 10, ele tinha que vasculhar uma área enorme. “Estimamos um arco de busca com amplitude de cerca de 135 milhões de quilômetros e isso é um espaço muito grande para procurar” disse ele em 2011 para o Universe Today.

Agora, passados oito anos, Howes acha que finalmente encontrou o Snoopy. Ou está pelo menos 98% certo de que encontrou.  

Numa entrevista recente para a revista Newsweek, Howes disse: “Temos quase certeza de que localizamos o modulo. A orbita heliocêntrica parece correta, o objeto é artificial e é do tamanho certo”. 

Se Snoopy foi realmente encontrado, eles conseguiram acertar uma chance em 235 milhões que é a probabilidade de faze-lo. Realmente impressionante!

Porém, eles ainda não tem certeza absoluta. A confirmação vai requerer observações mais detalhadas e nesse momento o Snoopy está muito longe para isso. Uma agencia governamental vai ter que dar uma olhada melhor para confirmar se o objeto é mesmo o Snoopy.

Ou então alguém como Elon Musk, que tem os meios para isso, poderia querer recupera-lo. Nunca se sabe né! Por outro lado, se Elon Musk fosse seguir toda sugestão bem intencionada que fazem para ele, não faria outra coisa na vida. 

Resta saber se o Snoopy foi ou não encontrado e se foi, terá sido algo intrigante. Não apenas por causa da pequena probabilidade disso ter acontecido, mas por toda a historia envolvida. 

Uma lição para previdência

O aniversario de 50 aos do pouso da Apollo 11 na Lua é uma boa oportunidade para olharmos além daquilo que foi a maior aventura do homem no espaço, até agora.

Precisamos ser justos e reconhecer o enorme esforço que a precedeu. O 50aniversario da Apollo 10 ocorreu, desapercebido, no dia 22 de maio passado. Foi nessa mesma data, em 1969, que o Snoopy fez sua maior aproximação da superfície lunar. 

Dá para imaginar a expressão no rosto da tripulação. Com os rostos colados na escotilha, os olhos dos astronautas Eugene Cernan e Thomas Stafford devem ter brilhado ao passarem tão perto da superfície da Lua, mas não pousarem lá.

Numa entrevista posterior, Eugene Cernan brincou que a NASA, de propósito, não colocou combustível suficiente no Snoopy para afastar a tentação deles decidirem pousar.   
    
Varias lições de previdência podemos tirar desse episodio. A missão da Apollo 10 e de tantas outras que a precederam, foram uma grande preparação para o clímax do pouso em solo lunar. Ou seja, você precisa se preparar para o dia da sua aposentadoria. Poupe, poupe, poupe, essa é a preparação, essa é a missão precursora.

Não fique tentado a gastar o dinheiro quando já tiver acumulado um montante razoável e ainda faltar tempo para você se aposentar. Evite a tentação deixando o dinheiro “preso” em um plano de previdência complementar, limite seus gastos, assim como o “combustível” no Snoopy.

Howes, o astrônomo amador, é realista sobre a chance de se recuperar o Snoopy e traze-lo de volta à terra. Seria um uso fútil de recursos públicos, o que não impede um Alon Musk da vida querer fazer isso com dinheiro próprio.

Terão se passado cerca de 18 anos ate a próxima aproximação do Snoopy com a orbita da Terra. Muita coisa pode acontecer ao longo desses 18 anos. Quem sabe o Snoopy poderá finalmente voltar para casa?

O segundo passo do homem na lua

Existem atualmente dois projetos em andamento para levar o homem de volta à Lua. O projeto Americano foi batizado de Artemis em homenagem a deusa grega, filha de Zeus e Leto e irmã gêmea de Apolo. A meta dos gringos, considerada ambiciosa, é voltar a pisar na Lua em 2024.

Há também o projeto Chinês nomeado de Chang'e (em Chinês嫦娥) em referencia a deusa chinesa da Lua que mudou de nome para evitar conflito com o Imperador Wen de Han. Os Chineses, mais realistas, planejam pousar na Lua por volta de 2035.

Se tudo correr bem e Deus permitir, em 2024 vou acordar meus pais em uma noite fria de inverno e sussurrar no ouvido deles: pai, ... mãe, o homem esta pousando novamente na Lua, vem ver na televisão, vocês nunca viram essa cena em cores ... 


Abraco grande,
Eder.


Fonte: Adaptado do artigo “The Apollo 10 Lander that Never Landed May Have Been Spotted In Space”, escrito por Evan Gough

Credito de Imagem: Nasa; CollectSpace e Zazzle



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.