quarta-feira, 6 de julho de 2022

TE CONTEI? QUANDO INVESTIMENTO SIGNIFICA UMA COISA PARA INSTITUCIONAIS E OUTRA PRA PESSOAS FÍSICAS, O “S” DE ESG VIRA UM DESAFIO

 



De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Uns 50 anos atrás, investimentos e finanças pessoais eram algo que você mantinha reservado, eram assuntos que você não falava com qualquer um e muito menos discutia em publico, mas hoje em dia esses são temas sobre os quais os jovens trocam ideias, abordam e compartilham com amigos em suas redes e mídias sociais. Para as novas gerações, investimento é parte da identidade pessoal e eles fazem questão de deixar bem claro a razão de investirem em determinadas marcas, empresas, segmentos de negócio. Junto com a revolução do dinheiro invisível, está chegando uma transformação social jamais imaginada, o deslocamento do significado do dinheiro, a mudança do “ter” para o “ser”. Se antes as pessoas não queriam que os outros soubessem o que elas faziam com suas finanças pessoais, agora inverteu, passou a ser algo que se quer divulgar.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Essa mudança de “mindset”, da forma de pensar e agir, chega com alguns desafios: 1) Modelos de gestão de investimentos: os modelos tradicionais como o de otimização de portfolios | fronteira eficiente de Markovitz, trabalham com risco x retorno, mas não funcionam quando se introduz uma terceira variável na equação: “propósitos”, com pessoas dispostas a abrir mão de parte do retorno em troca de um bem maior; 2) Racionalidade e emoção: Millenials e de certo modo GenZ são gerações muito emocionais e também muito movidas por justiça social, DE&I e querem ligar esses valores aos seus investimentos, mas o mercado financeiro tradicional não funciona assim, acreditar em uma empresa e gostar de uma marca, não significa que sejam bons investimentos; 3) Reguladores: os órgãos de regulação estão sempre atrás na curva, sempre foi difícil para eles acompanhar as mudanças e essa capacidade de controlar está agora morrendo aos poucos porque estamos num mercado global, no qual os consumidores voam para diferentes direções em busca de produtos e soluções que atendam suas necessidades; e 4) Ativos digitais: o mercado de cryptomoedas é uma sub-cultura bipolar, com day-traders viciados em risco e jogadores compulsivos de um lado, querendo ganhar especulando e investidores de varejo conservadores do outro, buscando retornos no longo prazo. Lidar com esse elefante na sala é um desafio, requer educar e proteger jovens investidores do varejo.

 

CONCLUSÃO: 

Para se investir no longo prazo considerando o “S” do ESG, como se diz em inglês, é preciso “stay cool, calm and collected”, algo como “ficar frio, calmo e não entrar em pânico”. Em algum momento as visões desse “S” do mercado financeiro tradicional e dos jovens investidores vai precisar convergir. Vamos ver o que vem por aí. 


Grande abraço,

Eder

 

 

Fonte: The rise and rise of social investing: You are what you digitally invest in, by Shifted


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.