domingo, 26 de novembro de 2023

FUNDOS DE PENSĀO & DISRUPTURA: OS RESULTADOS SE ACUMULAM MUITO TEMPO ANTES DE SE TORNAREM VISIVEIS

 


De Sāo Paulo, SP.


A fórmula para o insucesso é uma série de pequenos erros repetidos consistentemente. Apenas porque os resultados não são imediatamente visíveis, não significa que as consequências não estão chegando. Você é inteligente o bastante para saber o resultado potencial; você apenas não percebeu, necessariamente, que ele está chegando” (Shane Parrish)

Por que estou escrevendo isso aqui? Bem, vamos começar do início.

____________________

Na semana passada o filho de 13 anos de um amigo meu perguntou por que escrever é tão importante. O garoto estava chateado. Um dos professores havia pedido que os alunos escrevessem uma redação, sem usar Inteligência Artificial (IA) para gerar o dever de casa em nome eles.

Usar IA parecia tão natural para o garoto como é para os pais colocar os pratos numa lavadora depois do jantar. Se existe uma forma melhor, mais conveniente e mais rápida para fazer isso, por que não?

A garotada de hoje está crescendo num mundo em que se pode fazer uma redação em segundos. Empregados estão usando IA para pequenas tarefas, como escrever um e-mail, elaborar uma ata de reunião ou criar um PowerPoint.

Muitas dessas tarefas podem ser feitas mais rapidamente pelo ChatGPT do que por humanos, mas esse não é o ponto.

A razão pela qual se ensina a garotada a escrever na escola, não é gerar incontáveis dissertações ou trabalhos de história, mas sim criar oportunidades para se praticar o pensamento, o raciocínio.

Ao se delegar para IA a tarefa de escrever uma redação, pode-se reduzir o tempo para terminar o dever de casa, mas perde-se a chance de pensar e refletir mais claramente sobre os tópicos envolvidos.

Escrever força você a diminuir a velocidade, a focar sua atenção, a pensar profundamente. Num mundo em que a atenção é medida em segundos, pensar se torna algo mais reativo do que racional.

Somente quando temos tempo para nos debruçar sobre um problema é que podemos pensar de forma mais substancial sobre ele. Escrever requer se ater a algo por um tempo maior, desenvolver um entendimento mais profundo.

Mortimer Jerome Adler, filosofo americano que viveu entre 1902 e 2001 e trabalhou na Universidade de Columbia e na Universidade de Chicago, escreveu:

A pessoa que diz saber o que está pensando, mas não consegue expressar esse pensamento, geralmente não sabe o que pensa

 

Mortimer Jerome Adler,

Todos conhecemos alguém com um nível superficial de entendimento sobre determinado assunto, que leu um artigo ou dois e fala daquilo com a confiança de um pós-doutorado.

Escrever é o processo através do qual você percebe que não sabe do que está falando. Claro que se pode aprender muito um assunto sem escrever sobre ele. Contudo, escrever sobre algo complicado, difícil de definir, funciona como um teste para ver o quão bem você entende daquilo.

Entendendo os fundos de pensão a fundo

Quando você tiver que explicar seu trabalho para um estranho, vai descobrir o quanto algo que parece tão simples na sua cabeça é tão difícil de colocar em palavras.

Não existe um fundo de pensão no qual apresentações em PowerPoint não sejam usadas na explicação de assuntos complexos para o conselho. As organizações veem os decks de slides em PPT, como se fossem intercambiáveis com relatórios.

Não são! O PowerPoint mascara os pensamentos rasos. Apenas porque as apresentações são mais fáceis de assimilar, não significa que as pessoas que as estāo conduzindo, entendam sobre o que estāo falando.

Eu diria que cerca de 30% a 40% das pessoas que fazem apresentações tem conhecimento num nível apenas superficial sobre o assunto que estão discutindo. Acredite-me, fui consultor por +30 anos, vi isso acontecer recorrentemente.

Todo o tempo dedicado ao look da apresentação, a criação de um visual impactante, vem às custas de lidar com a questão sendo apresentada para desenvolver insights únicos sobre o assunto.

Gráficos e fotos bonitonas não apenas anestesiam o apresentador, mas intoxicam a audiência. Apresentadores bem-vestidos podem fazer até mesmo informações superficiais parecerem profundas. A escrita evita isso, porque elimina o visual sofisticado das fotos, figuras e gráficos, deixando as informações superficiais sem ter onde se esconder.

Qualquer um que tenha revisado um texto que escreveu sabe o quão difícil é eliminar trechos dele, mas deletar – na escrita e na vida – é uma ferramenta valiosa.

Quando você escreve, você desenvolve uma conexão com seu texto. Descartar parte dele faz você ter que reconciliar a realidade com um pedaço de você, isso leva a um tremendo crescimento pessoal.

Um texto gerado com ajuda da IA, por outro lado, é totalmente descartável por natureza. Não força você a praticar esse processo de desapego. A tecla mais importante na escrita e na vida é, frequentemente, a tecla “delete”.

Decidir no que focar e o que ignorar (remover) é uma das habilidades mais críticas na vida profissional, isso é essencial para conselheiros de fundos de pensão. Fragmentar um problema em seus elementos principais e reconstruí-lo do zero, ajuda um conselheiro a discernir o fato da opinião de quem está apresentando.

A sabedoria está tanto em saber o que ignorar, quanto no que prestar atenção.

Em termos práticos, escrever força você a pegar um problema complicado e mal definido e comprimi-lo para torná-lo algo mais gerenciável. Esse processo de “compressão” é útil porque não apenas ajuda a gente a lembrar de nossas ideias, como  a desenvolver ideias novas.

Os insights que você descobre não se limitam ao assunto sobre o qual você escreve. Você aprende sobre você mesmo. Escrever não transmite só suas ideias, mas também uma parte de você. Sua personalidade e visão de mundo se tornam parte do texto. Enquanto o leitor lembra da história, o autor muda para sempre.

Uma das maneiras de aprender a pensar por nós mesmo é escrever o que pensamos. Quando seus pensamentos invisíveis se tornam visíveis, você é obrigado a lutar com eles no mundo real e não na sua imaginação.

“Mas pai …”, protestou o filho de 13 anos do meu amigo, “é tão mais fácil terceirizar a redação para a IA”. Ele tem razão. Apenas não viveu o suficiente para entender que num mundo onde o trabalho intelectual é cada vez mais terceirizado para ferramentas como a IA, a aptidão humana de pensar claramente e ter insights únicos se tornará a coisa mais valiosa do mundo.

Tempo, perseverança e 10 anos tentando

O cofundador do Twitter, Biz Stone, disse certa vez que: Tempo, perseverança e 10 anos tentando, eventualmente, farão você parecer um sucesso da noite para o dia.

Raramente alguém articulou de forma tão clara o que é necessário para se obter sucesso em alguma coisa e como as pessoas deturpam o caminho para se chegar lá.

Biz Stone estava falando sobre sua trajetória, explicando o sucesso do Twitter e quem quiser saber mais pode ler “Things a Little Bird Told Me” (Coisas que um Passarinho Me contou).


Isso nos remete de volta ao primeiro parágrafo, no topo desse artigo":

A fórmula para o insucesso é uma série de pequenos erros repetidos consistentemente. Apenas porque os resultados não são imediatamente visíveis, não significa que as consequências não estão chegando. Você é inteligente o bastante para saber o resultado potencial; você apenas não percebeu, necessariamente, que ele está chegando” (Shane Parrish)

Escrevo há mais de 10 anos sobre a previdência complementar, entre outros assuntos. Ao longo desse tempo, amadureci e desenvolvi profundamente meu conhecimento a respeito dos pilares e fundamentos sobre os quais operam os fundos de pensão.

Venho descortinando os problemas – pequenos e grandes – com o atual modelo de negócios dessas organizaçōes. Os grandes problemas, por incrível que pareça, vem sendo resolvidos com o tempo. Os pequenos, porém, foram se acumulando.

Uma leitura ao avesso da trajetória de Biz Stone, cofundador do Twitter, conjugada com a frase de Shane Parrish, reproduzida acima, fornece uma reflexão importante para a continuidade dos fundos de pensão:

O tempo, a persistência e longos anos acumulando pequenos erros, eventualmente, farão parecer que o insucesso aconteceu da noite para o dia


Grande abraço.

Eder.


Fonte: “Writing to Think”, escrito por Shane Parrish


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.