Uma organização bem sucedida é formada por uma variedade de pessoas, desempenhando diferentes papéis, para que as coisas fluam normalmente.
Alguns papéis são facilmente definidos enquanto outros podem ter fronteiras mais confusas, tal como a diferença entre um gestor e um líder.
Você pode ser um gestor e um líder ao mesmo tempo, mas o fato de você ser um líder fenomenal não garante que você seja um grande gestor e vice-versa.
Então, qual é a diferença? Aqui vão algumas cruciais.
1. O líder inova enquanto o gestor administra
Um líder é aquele que surge com novas ideias e move o resto da organização numa direção que faz todos pensarem e olharem para frente. É uma pessoa que mantem a visão constantemente na linha do horizonte e desenvolve novas estratégias e táticas. É alguém que precisa ser conhecedor das mais recentes tendências, estudos e conjuntos de habilidades.
"Existem pessoas que apenas vão trabalhar e não pensam sobre as razões de estarem fazendo as coisas que estão fazendo ... e temos os líderes”, diz Gene Wade fundador e CEO da UniversityNow.
Por outro lado, os gestores mantem aquilo que já está estabelecido. São as pessoas que tem os olhos voltados para os resultados e controlam os mesmos para que não haja desordem dentro da organização.
De acordo com um dos maiores gurus da administração, Peter Druker, “Um gestor é alguém que estabelece alvos e metas apropriados, analisa, avalia e interpreta performances”.
Um gestor conhece a pessoa que trabalha ao seu lado e sabe qual pessoa é melhor para determinada tarefa.
2. O líder inspira confiança enquanto o gestor se baseia no controle
Wade diz que um líder é alguém que inspira as outras pessoas a buscarem o melhor de si mesmas e sabe como definir apropriadamente o ritmo e o compasso para o resto do grupo.
"Liderança não é o que você faz – é o que os outros fazem em resposta ao que você faz. Se ninguém aparece para a sua marcha, então você não é realmente um líder”, prossegue Wade.
Se as pessoas resolvem pular a bordo porque você as inspirou, isso significa que você conseguiu criar uma “liga” que une as pessoas com confiança dentro da organização, algo essencial especialmente se a organização estiver passando por rápidas mudanças e precisar que as pessoas acreditem nas suas respectivas missões.
Quanto aos gestores, escreveu Druker, seu trabalho é manter controle sobre as pessoas, ajudando-as a se desenvolverem e a usarem seus melhores talentos. Para fazer isso de forma eficaz, você precisa conhecer as pessoas com as quais está trabalhando e entender seus interesses, paixões e motivações.
O gestor “cria uma equipe a partir das pessoas de que dispõe, baseando-se em decisões de remuneração, função, promoções e comunicação com a equipe".
"Gerenciar projetos é uma coisa, dar poder para as pessoas é outra coisa”, completa Wade.
3. O líder pergunta “o que” e “por que”, o gestor pergunta “como” e “quando”
Para poder perguntar “o que” e “por que”, você tem que ser capaz de questionar os outros o motivo de certas coisas estarem acontecendo – e algumas vezes isso envolve desafiar seus superiores.
"Isso significa que essas pessoas (líderes) são capazes de questionar a alta gestão quando acham que algo a mais precisa ser feito pela empresa. Eu sempre digo aos meus camaradas que não espero estar certo o tempo todo. Eu espero errar muito", nos ensina Wade.
Se sua empresa comete falhas, o papel de um líder é chegar e dizer, “O que aprendemos com isso?” e “Como usamos essa informação para deixar nossos objetivos mais claros ou para ajustá-los”?
Ao invés disso, os gestores não pensam realmente sobre o que uma falha significa pondera Wade. O papel deles é perguntar “como” e “quando” e assegurar que todos executem o que foi planejado.
Druker escreveu que os gestores aceitam o status quo e funcionam mais como soldados no meio militar. Eles sabem quais planos e ordens são cruciais e seu trabalho é manter o foco nos objetivos atuais da empresa.
Embora os dois papéis sejam similares e “Os melhores gestores também sejam líderes”, para desempenhar ambos ao mesmo tempo você precisará se dedicar a cada um deles.
Então, vamos liderar as pessoas para pouparem mais para a aposentadoria porque se não fizermos isso nem o melhor gestor do mundo será capaz de sobreviver apenas com o benefício do INSS...... ?
Forte abraço,
Fonte: Adaptado do artigo “3 Things That Separate Leaders From Managers” escrito por Vivian Giang para o Business Insider
Crédito de Imagem: www.executive-coaching-services.co.uk/leadership-training.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário