sexta-feira, 14 de setembro de 2012

3 Coisas Que Diferenciam Líderes de Gestores – Liderando as pessoas a poupar para a aposentadoria

De São Paulo, SP.

Uma organização bem sucedida é formada por uma variedade de pessoas, desempenhando diferentes papéis, para que as coisas fluam normalmente.

Alguns papéis são facilmente definidos enquanto outros podem ter fronteiras mais confusas, tal como a diferença entre um gestor e um líder.

Você pode ser um gestor e um líder ao mesmo tempo, mas o fato de você ser um líder fenomenal não garante que você seja um grande gestor e vice-versa.

Então, qual é a diferença? Aqui vão algumas cruciais.


1. O líder inova enquanto o gestor administra

Um líder é aquele que surge com novas ideias e move o resto da organização numa direção que faz todos pensarem e olharem para frente. É uma pessoa que mantem a visão constantemente na linha do horizonte e desenvolve novas estratégias e táticas. É alguém que precisa ser conhecedor das mais recentes tendências, estudos e conjuntos de habilidades.

"Existem pessoas que apenas vão trabalhar e não pensam sobre as razões de estarem fazendo as coisas que estão fazendo ... e temos os líderes”, diz Gene Wade fundador e CEO da UniversityNow.

Por outro lado, os gestores mantem aquilo que já está estabelecido. São as pessoas que tem os olhos voltados para os resultados e controlam os mesmos para que não haja desordem dentro da organização.

De acordo com um dos maiores gurus da administração, Peter Druker, “Um gestor é alguém que estabelece alvos e metas apropriados, analisa, avalia e interpreta performances”.

Um gestor conhece a pessoa que trabalha ao seu lado e sabe qual pessoa é melhor para determinada tarefa.


2. O líder inspira confiança enquanto o gestor se baseia no controle

Wade diz que um líder é alguém que inspira as outras pessoas a buscarem o melhor de si mesmas e sabe como definir apropriadamente o ritmo e o compasso para o resto do grupo.

"Liderança não é o que você faz – é o que os outros fazem em resposta ao que você faz. Se ninguém aparece para a sua marcha, então você não é realmente um líder”, prossegue Wade.

Se as pessoas resolvem pular a bordo porque você as inspirou, isso significa que você conseguiu criar uma “liga” que une as pessoas com confiança dentro da organização, algo essencial especialmente se a organização estiver passando por rápidas mudanças e precisar que as pessoas acreditem nas suas respectivas missões.

Quanto aos gestores, escreveu Druker, seu trabalho é manter controle sobre as pessoas, ajudando-as a se desenvolverem e a usarem seus melhores talentos. Para fazer isso de forma eficaz, você precisa conhecer as pessoas com as quais está trabalhando e entender seus interesses, paixões e motivações.

O gestor “cria uma equipe a partir das pessoas de que dispõe, baseando-se em decisões de remuneração, função, promoções e comunicação com a equipe".

"Gerenciar projetos é uma coisa, dar poder para as pessoas é outra coisa”, completa Wade.


3. O líder pergunta “o que” e “por que”, o gestor pergunta “como” e “quando”

Para poder perguntar “o que” e “por que”, você tem que ser capaz de questionar os outros o motivo de certas coisas estarem acontecendo – e algumas vezes isso envolve desafiar seus superiores.

"Isso significa que essas pessoas (líderes) são capazes de questionar a alta gestão quando acham que algo a mais precisa ser feito pela empresa. Eu sempre digo aos meus camaradas que não espero estar certo o tempo todo. Eu espero errar muito", nos ensina Wade.

Se sua empresa comete falhas, o papel de um líder é chegar e dizer, “O que aprendemos com isso?” e “Como usamos essa informação para deixar nossos objetivos mais claros ou para ajustá-los”?

Ao invés disso, os gestores não pensam realmente sobre o que uma falha significa pondera Wade. O papel deles é perguntar “como” e “quando” e assegurar que todos executem o que foi planejado.

Druker escreveu que os gestores aceitam o status quo e funcionam mais como soldados no meio militar. Eles sabem quais planos e ordens são cruciais e seu trabalho é manter o foco nos objetivos atuais da empresa.

Embora os dois papéis sejam similares e “Os melhores gestores também sejam líderes”, para desempenhar ambos ao mesmo tempo você precisará se dedicar a cada um deles.

Então, vamos liderar as pessoas para pouparem mais para a aposentadoria porque se não fizermos isso nem o melhor gestor do mundo será capaz de sobreviver apenas com o benefício do INSS...... ?

Forte abraço,
Eder,


Fonte: Adaptado do artigo “3 Things That Separate Leaders From Managers” escrito por Vivian Giang para o Business Insider
Crédito de Imagem: www.executive-coaching-services.co.uk/leadership-training.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.