segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Psicologia Social & Previdência - 4ª Lição: Faça o cérebro deles se iluminar “instantaneamente” e aumente a eficácia de seu plano de aposentadoria



De São Paulo, SP.


Existem poucas coisas de que nossos cérebros gostam mais do que de um estímulo imediato.

Pesquisas como “The Economics of Immediate Gratification”, conduzidas por Ted O’ Donoghue do Departamento de Economia da Cornell University, tem mostrado que a gratificação imediata é uma força tão poderosa que a habilidade de ir contra esse impulso comportamental é sinal de sucesso.

UAU!

No caso da participação em planos de previdência complementar, o que devemos tentar fazer é inverter a ordem natural das coisas: a adesão a um plano de aposentadoria, ao invés de ser percebida como uma gratificação futura, precisa ser vista pelas pessoas como a obtenção de uma recompensa imediata e precisamos relembrar nossos “clientes” sobre isso a cada momento.

Quando o empregado de uma empresa estiver a ponto de decidir pela adesão ao plano de previdência complementar da companhia, ele será fortemente influenciado pelo tempo que levará para receber a recompensa (usufruir do benefício). Essa influência também se fará sentir ao longo de sua participação no plano.

A Psicologia Social chama esse comportamento humano de "desconto hiperbólico" e ele também é encontrado em primatas com 35 milhões de anos de evolução.

Diversos estudos de Imagem de Ressonância Magnética, incluindo uma pesquisa sobre o vício da nicotina, vêm demonstrando que a parte de nosso cérebro denominada córtex frontal passa por elevada atividade quando pensamos em “esperar” por alguma coisa.

Por outro lado, é uma parte do nosso cérebro chamada mesencéfalo que se ilumina quando pensamos em receber alguma recompensa imediata e é essa parte que queremos “incendiar” de forma recorrente no cérebro daqueles que estão para decidir sobre a adesão a um plano de aposentadoria ou dele já façam parte.

Palavras como “instantâneo”, “agora”, “imediatamente” ou simplesmente “rápido”, são reconhecidamente capazes de ligar o interruptor do mesencéfalo e nos tornar ansiosos por “agir” (no nosso exemplo, aderir ou permanecer contribuindo adequadamente ao plano).

Os pesquisadores perceberam que a chave para essas palavras causarem esse efeito é que elas nos permitem antever nossos problemas sendo imediatamente resolvidos.

A solução para qualquer problema que estejamos procurando resolver se torna mais sedutora se soubermos que não teremos que esperar muito tempo para alcança-la.

Lição: Nossos cérebros amam “gratificações imediatas” e se iluminam quando pensam em eliminar ou resolver problemas instantaneamente. Deixe as pessoas pensarem que serão recompensadas rapidamente e elas terão maior inclinação a decidirem aderir a um plano de aposentadoria ou fazer contribuições adicionais se já participarem de algum.

Use a imaginação e a criatividade para oferecer constantemente essas recompensas imediatas para os participantes do seu plano de previdência complementar e tenha em mente que sem uma iniciativa recorrente, desse tipo, será mais difícil atingir o seu objetivo.

Pelo menos é isso que a história tem demonstrado nos últimos 35 milhões de anos...

Forte abraço,

Eder.


Fonte: Adaptado do artigo “7 Social Psychology Studies to Help You Convert Prospects into Paying Customers”, escrito por Gregory Ciotti.
Crédito de Imagem: http://newvaluestreams.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/11/glowing-brain.jpg

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.