sábado, 23 de março de 2019

As consequências da telepatia e minha mensagem telepática a todos: Poupem para a aposentadoria






De São Paulo, SP.

Estou indo para o Rio de Janeiro pela Dutra como tenho feito regularmente ao longo dos últimos 26 anos. Minha esposa está lá e estou indo buscá-la

Subitamente, ao desviar de um animal na pista, sou envolvido em um acidente. Meu carro está virado, as rodas para cima, escondido sob a vegetação do barranco ao lado da estrada. É tarde da noite e os poucos carros que passam pela estrada não são capazes de me enxergar.  

Os serviços de emergência da NovaDutra captaram meu pedido de socorro e estão enviando ajuda, ainda que em meio ao meu estado de pânico, eu apenas tenha pensado nisso, pois além de estar sem bateria meu celular está perdido em algum lugar do carro.

Tem mais, ouço uma voz de fundo em minha mente dizendo para eu permanecer calmo, mas estranhamente não é a minha própria voz. É a voz da operadora do serviço de emergência.
Que diabos aconteceu? Telepatia. Nosso futuro pode ser assim? Pode! Se a comunicação cérebro-a-cérebro for desenvolvida.
Comunicação cérebro-a-cérebro
Numa realidade que é hoje apenas ficção científica, nano dispositivos digitais posicionados em nossos cérebros, transformariam os impulsos elétricos dos nossos neurônios em sinais, que seriam transmitidos para outras pessoas ou dispositivos.

Assim, nossos pensamentos, ideias e imaginações poderiam ser experimentados por mais alguém além de nós mesmos.    

Já existem tecnologias sendo desenvolvidas com objetivo de tornar possível a comunicação entre duas pessoas, simplesmente pelos pensamentos.

Essas novas tecnologias, ainda rudimentares, estão nos estágios iniciais de desenvolvimento. Estamos muito longe de transmitir frases completas apenas por pensamento, o que dirá transmitir uma conversa inteira na velocidade que falamos.

A tecnologia atual precisará ser miniaturizada, se tornar mais seguras e muito mai robusta, para que a telepatia se torne uma realidade.   

Além disso, precisaremos descobrir o que cada sinal do cérebro está dizendo – pode ser totalmente diferente de um cérebro para outro.

Sim, como todos sabemos, a tecnologia pode avançar muito rápido e existe um bando de empreendedores com muita grana já bancando essa ideia, dentre eles, Elon Musk e sua empresa NeuraLink.

Então, vamos imaginar que um dia a telepatia se torne realidade no nosso cotidiano. Como essa inovação na comunicação alteraria nossa vida da maneira que a conhecemos?

1. Inovação

Um dos pontos de inflexão na evolução humana foi a linguagem. A força por trás da inovação é a capacidade de partilhar as ideias — quanto mais as pessoas disseminam seu conhecimento, mais outras pessoas são capazes de aumentar e fazer esse conhecimento evoluir. No dia que pudermos pensar de forma coletiva, com todos conectados em uma rede gigante de mentes conjugadas, a velocidade com que a informação poderá ser criada, criticada e espalhada aumentará exponencialmente.

2. Coordenação

Atividades em equipe deverão se tornar mais estratégicas e coordenadas. No mundo militar, por exemplo, grandes contingentes de tropas dispersas poderão permanecer em contato, seguir ordens e compartilhar as notícias de forma instantânea entre todos. Da mesma forma, serviços de emergência serão capazes de responder a situações e coordenar esforços de modo mais eficaz.

No mundo dos esportes, os times que forem capazes de se comunicar em silêncio, transmitindo mensagens claras para as mentes de todos, conseguirão jogar melhor e seguir suas táticas de jogo. A vantagem é que o barulho da multidão de expectadores e a distância entre os jogadores não atrapalharão.

3. Silêncio

Começamos pintando as paredes das cavernas e progredimos lentamente para escrever, falar e hoje nos comunicamos pela Internet. Porém, ainda somos limitados por nossos dedos, conexões de WiFi, tamanhos de tela e duração de baterias. Se conseguirmos reduzir essas limitações a ponto de nos comunicarmos pelo pensamento, o que acontecerá com a linguagem? Continuaremos a usar nossas vozes quando estivermos face a face? Ou simplesmente recostaremos e pensaremos para frente e para trás? Fazer o ar passar pelos nossos pulmões, garganta e lábios requer um esforço e tanto.  Porque desperdiçar essa energia toda se podemos obter melhor resultado por meio dos pensamentos?

4. Internet das coisas

Enquanto nos preocupamos com comunicação cérebro-a-cérebro, a comunicação computador-a-computador está avançando. A comunicação, então, vai convergir para cérebro-a-computador. Isso significa que um dia você poderá ter conversas com a Siri no conforto da sua própria mente. Na medida em que a Inteligência Artificial por trás dessas assistentes de voz se tornar mais inteligente, acharemos a conversa com elas extremamente informativas e até educativas.

Nossa comunicação irá além da conversa telepática envolvendo uma assistente com acesso à Internet. 

Um dia sua mente será capaz de se comunicar com seu carro, sua TV, seu rádio relógio, com o termostato do seu ar-condicionado e até com o sistema de alarme da sua residência. Um dia sua mente poderá estar falando com sua casa ou pedindo para seu carro abrir a porta em um dia de chuva.  

5. Privacidade

Todos temos pensamentos que nunca deveriam ser expostos à luz do dia. Mas e se tais pensamentos se tornarem algo como os atuais e-mails, como garantir que não estarão sendo monitorados? Na área de segurança pública poderia ser benéfico, sendo mais fácil identificar psicopatas e terroristas através de seus pensamentos, mas quais de nós se sentiria confortável com esse tipo de vigilância?

6. Hackers

Ao invés de simplesmente espionar o que pensamos, poderiam potenciais hackers de mente usar essa tecnologia para infiltrar em nossos cérebros informações perigosas ou maliciosas? Seríamos mais facilmente convencidos por algo que surgiu como um pensamento, permitindo que fôssemos manipulados por terceiros? Indo mais além, poderia o dispositivo em nossos cérebros ser hackeado para permitir a transmissão não apenas da nossa linguagem? E se um dano real pudesse ocorrer, como apagar certas conexões ou deixar partes do cérebro offline?

7. Desconectar

Estamos disponíveis para comunicação na maior parte do tempo. A tecnologia tenderá a exacerbar isso. Claro, precisaremos ter a opção de “desconectar” ou ficar “offline" - não vamos querer que o pensamento de outras pessoas se meta em nossa mente durante uma noite de bom sono. Se manter nossa mente conectada pode nos trazer benefícios, vamos querer ficar o máximo possível “online”.

Durante uma emergência, esse link imediato e direto com alguém que possa nos ajudar será uma ferramenta valiosa. E se você não estiver a fim de falar com ninguém? Vai ter uma secretária eletrônica ou uma caixa de entrada (“inbox”)? Você não vai poder esquecer sua cabeça em algum lugar da mesma forma que esquece hoje um celular ou um laptop. O dispositivo em seu cérebro vai estar lá o tempo todo. Quando alguém estiver tentando entrar em contato com seu pensamento e não estiver conseguindo, vai concluir que você não quer falar ou que algo pode estar errado.

8. Quem?

De que forma saberemos que outra pessoa está se comunicando conosco? Se o sinal for muito parecido com nossa própria voz interior, poderíamos ficar confusos? Quando falamos nós ouvimos nossa própria voz, mas há uma distinção clara entre aquilo que estamos vocalizando e a voz dos outros que estamos ouvindo. A comunicação cérebro-a-cérebro vai envolver as duas partes enviando e recebendo sinais baseados nos mesmos impulsos neurais. O engajamento em uma conversa vai demandar a diferenciação entre nosso monólogo interior e o monólogo interior do nosso interlocutor ou interlocutores.

… e tem muito mais coisas a se pensar.

Provavelmente esse tipo de comunicação vai envolver muito mais do que transmitir apenas linguagem. E se for possível partilharmos experiências sensoriais como visão, audição, paladar e até emoções, conhecimento e outros conceitos abstratos?  

As possibilidades são infinitas e o mesmo são as repercussões. Na medida em que a tecnologia se aproxima do cérebro, da mente e daquele subjetivo conceito do “nosso eu”, mais cuidadosos teremos que ter.

Nesse ponto tenho que dizer que qualquer mente que cruzasse meu caminho, receberia minha mensagem telepática mais forte: poupe para a aposentadoria e seja feliz no futuro!

Grande abraço,
Éder.

Fonte: Adaptado do artigo “The Consequences of Telepathy”, escrito por Sam Brinson.
Crédito de Imagem: Andrew Rich via Getty Images

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.