terça-feira, 3 de setembro de 2019

QUERIDO EU: escreva para seu "futuro eu" e explique porquê decidiu poupar para a aposentadoria (sério).




De São Paulo, SP.

Enquanto a ciência estuda o ser humano sob a perspectiva biológica, a filosofia nos analisa sob outra perspectiva. Nosso corpo muda continuamente e dizem que a cada sete anos todas as células do nosso corpo terão sido substituídas. Ou seja, o corpo que eu tenho hoje não é o mesmo que eu tinha há sete anos. No entanto, eu continuo "eu" mesmo.

O filósofo francês René Descartes sugeriu que nossa verdadeira identidade, que chamou de "alma", são nossos pensamentos e nossa mente. Já o filósofo inglês John Locke contra argumentava que os pensamentos mudam com o passar do tempo e são momentâneos, portanto, não podem ser nossa identidade, porque a identidade precisa ser consistente ao longo do tempo. 

Locke sugeriu que a manutenção de uma quantidade mínima de memória, que permanece constante durante nossa vida, é que nos torna nós mesmos. Por exemplo, eu sou eu e não outro porque lembro da minha infância, adolescência e vida adulta. Ele chamou essa consistência de "uniformidade da consciência".

Porém, a definição de Locke é insuficiente, porque bebês muito jovens não tem consciência do "eu", a distinção entre "eu" e os outros se desenvolve com o tempo. Além disso, a maioria das pessoas não tem lembranças (memória) senão após certa idade - geralmente após os dois anos - e seria absurdo dizer que o bebê que eu fui não é a mesma pessoa que o adulto que sou hoje. 

Então, como nem mente nem memória podem ser nossa verdadeira identidade, a filosofia ocidental ficou sem saída. A despeito de Platão, Descartes, Locke e outros terem buscando uma resposta, a maioria das pessoas continua se perguntando: Quem sou eu?

Nessa busca infindável pelo nosso verdadeiro eu, não seria legal se o seu "eu passado" pudesse se comunicar com o seu "eu futuro"? Tipo, enviando um email? Muita coisa pode mudar em um ano, não é mesmo? Imagine então em 3, 5, 20 ou em 50 anos!  

Desde 2002 é possível descobrir o quanto, no passado, você era brincalhão, bobo, sério, compenetrado, sonhador, emotivo, inseguro, ingênuo o que for. Enfim, descobrir no futuro como você era no passado.  

Matt Sly e Jay Patrikios foram os criadores de um site chamado "Future Me" que tem uma missão muito simples: criar emails auto-endereçados, armazená-los e enviá-los na data que você (remetente e destinatário ao mesmo tempo) definiu para entrega.    

O "Future Me" fornece uma visão fascinante de como a mente de pessoas comuns como você e eu, evolui através do tempo, nessa jornada de mão única chamada vida, que não nos permite voltar atrás nem mudar o que vem pela frente.

Recomenda-se que você use um endereço de email pessoal tipo Gmail ou similar, ao invés do seu email corporativo. Afinal, seu futuro eu poderá muito bem ter mudado de emprego.

Caso necessário, você pode voltar à sua mensagem e mudar o endereço de email que programou, para assegurar que ela seja entregue. Se quiser, você também pode anexar fotos aos emails que mandar para o seu futuro "eu".

Você tem, ainda, a opção de tornar sua mensagem pública ou mantê-la em caráter privado, mas o site se reserva o direito de publicar trechos de mensagens de usuários, ressalvando o anonimato. 


Tristes, engraçadas, assustadoras, chocantes, parte das milhares de mensagens recebidas pelo site foram reunidas e publicadas no livro "Dear Future Me: Hopes, Fears, Secrets, Resolutions", publicado em 2007 (capa na figura ao lado).

Ao nos dirigirmos a nós mesmos, embasados pela tecnologia que espicha e encurta nossa noção de tempo, não conseguimos deixar de nos questionar se o "eu" que sou aos 40 anos será o mesmo aos 62. Daqui a 30 ou 50 anos quem será você na outra ponta, quando soar o aviso no inbox indicando: "Você recebeu uma nova mensagem"?

O site não cobra nada pelo uso do servidor de emails que transcende ao tempo, mas impõe limites no prazo para entrega das mensagens. O máximo é de 50 anos e o mínima de 1 ano. “Não queríamos nos tornar um serviço de recados do tipo: Querido futuro eu, não esqueça de apanhar a roupa na lavanderia", disseram os fundadores do site.

Seja um soldado americano pedindo a si mesmo para voltar da guerra do Iraque ou um  paciente com Alzheimer escrevendo frequentemente para seu futuro eu visando manter um senso de regularidade, as mensagens refletem as alegrias e os dramas humanos que cada um enfrenta em seu cotidiano. 

Há até remetentes que enviam para si mesmos mensagens suicidas, curiosamente sem mencionar como pretendem lê-las no futuro.

Por fim, seja qual for sua motivação, incentivo que você escreva para seu futuro eu sobre como está sendo importante sua decisão de fazer um plano de previdência complementar hoje. Liste as coisas que pretende fazer quando essa nova fase da vida chegar e lembre que terá dinheiro suficiente na sua poupança de aposentadoria. 

Lá na frente, o seu "futuro eu" vai recostar na poltrona, ler um email do seu "eu passado" e agradecer a ele por ter tomado uma decisão tão importante. 

Segue o link, agora basta escrever.


Abraço grande.
Eder.


Fonte: Adaptado dos artigos "Who Am I? Finally, There Is an Answer to the Eternal Question of Self-Identity", escrito por Tsur Taub e "Dear Me", escrito por J.R.Moehringer.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.