segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Paradoxos de nosso tempo – I: Educação


De São Paulo, SP.
Minha esposa e eu, pensando num futuro em que nossos filhos já não poderão mais contar conosco, ensinamos para eles que nada adiantaria se pudéssemos lhes deixar bens e dinheiro.
Bens e dinheiro, conforme aprendi com meus pais e ensinamos para eles, podem ser perdidos de várias maneiras. Podem ser roubados, podem ser corroídos por impostos, podem ser tomados por governos autoritários ou vendidos por um cônjuge desmiolado. Por isso, deixaremos algo para eles que ninguém, nunca, jamais poderá lhes tirar: educação
Educação é algo que nos dá a habilidade de adquirir e aplicar conhecimento. É a nova fonte de riqueza, a nova “propriedade”.
O grande paradoxo é que educação não se comporta como nenhuma outra forma de riqueza. Por exemplo, é impossível dar educação para alguém da noite para o dia, por decreto. Não dá para redistribuir educação da mesma maneira que se redistribui renda.
Educação não pode ser transmitida para os herdeiros, como se deixa bens quando alguém morre.  Mesmo se eu partilhar minha educação com você, eu mantenho toda a educação que eu tenho. 
Não é possível tirar essa nova forma de riqueza de ninguém. Uma empresa não é proprietária da educação de seus empregados e não pode impedir que eles saiam porta afora, se eles assim quiserem.
Uma outro característica é que educação no seu conceito mais amplo, é extraordinariamente difícil de medir. Isso faz com que seja difícil de tributar, diferentemente do que acontece com outras riquezas ou propriedades.
Se por um lado é impossível redistribuir educação, como se faz com renda, também é impossível impedir que alguém a obtenha. Teoricamente, qualquer um pode buscar aumentar sua educação e obtendo mais educação ter acesso à mais riquezas. 
Um exemplo na percepção do que é riqueza pode ser observado quando comparamos a quantidade de pessoas que é proprietária de sua própria casa. Em Bangladesh, 90% das casas são ocupadas pelo proprietário. Na Irlanda, são 82%. Na Alemanha o percentual cai para 45% e na Suíça, um pais rico, é de apenas 33%. 
Onde a educação prevalece a segurança não está na propriedade física, mas no grau de educação. Existe melhor uso para o dinheiro do que comprar casas. 
Infelizmente, a educação tende a ir onde a educação já está. Pessoas bem educadas tendem a dar uma boa educação para seus filhos o que lhes assegura melhor acesso às riquezas.  
A consequência dessa nova forma de riqueza é uma grande tendência a caminharmos para uma sociedade crescentemente desigual. A menos que sejamos capazes de construir uma sociedade em que todos tenham acesso à boa educação. 
Se quisermos um Brasil melhor, precisamos criar uma sociedade em que a cultura do aprendizado seja permanente e que todos busquem por educação tão avidamente quanto buscam atualmente pela casa própria.
Grande abraço.
Eder.

Fonte: Adaptado do livro "The Age of Paradox", escrito por Charles Handy
Credito de imagem: www.heligirl.com

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