quarta-feira, 22 de abril de 2020

Fundos de Pensão - Caçando jacarés durante a pandemia, com a ajuda do conselho




Credito de Imagem: TripAdvisor


De São Paulo, SP.
Se você ganhasse R$ 1,00 para depositar no seu plano de previdência complementar cada vez que ouvisse o adjetivo sem precedentes ao longo dessa crise do COVID-19, a queda da bolsa não teria afetado tanto sua poupança de aposentadoria.
Então, aqui vai mais um real: nesses tempos, os conselhos e os fundos de pensão a que servem vem enfrentando desafios e oportunidades sem precedentes em sua governança. 
Jan Babiak, membro do conselho de administração de organizações como o Banco de Montreal, fez uma analogia muito boa para explicar o papel dos conselhos durante essa pandemia e eu adaptei para os fundos de pensão brasileiros.
“Imagine que a diretoria do seu fundo de pensão está dentro de um rio no pantanal caçando jacarés. O conselho deveria estar em um barco, apontando os jacarés que os diretores não estão vendo e ao mesmo tempo, deveria ficar de olho no céu acompanhando a trajetória de um meteoro vindo na direção de todos”.   
Veja algumas considerações para ter na tela do radar do conselho deliberativo do seu fundo de pensão enquanto a crise vai sendo atravessada.

Questões operacionais do conselho deliberativo
Atravessar uma crise em que pipocam problemas a todo instante, vem demandando dos fundos de pensão reuniões em bases regulares – a maioria virtual – de seus conselhos deliberativos e diretorias. Assim será enquanto durar a pandemia. 
É chave para reuniões virtuais bem-sucedidas do conselho, que os conselheiros compareçam totalmente preparados, tendo lido o material que embasará as discussões. Essa é a melhor forma para se poder fazer perguntas inteligentes e relevantes para enfrentar a crise. Os conselheiros não deveriam demandar atenção demais da diretoria nesse momento. A crise vem afetando a organização inteira e a equipe de gestão está tensionada.   
As recomendações da Jan Babiak valem também para os conselheiros dos nossos fundos de pensão. Durante as reuniões do board, sejam elas virtuais, presenciais ou hibridas: “Não faça perguntas desnecessárias. Faça seu dever de casa. Leia o website do fundo de pensão. Dê uma olhada nos comunicados internos da entidade e nos posts que a diretoria publica no LinkedIn e nas mídias sociais. Informe-se sobre as iniciativas da gestão antes de fazer perguntas obvias para a diretoria”, diz ela.
Os conselheiros precisam ter flexibilidade em suas agendas para acomodar calls e reuniões virtuais de última hora.
Por incrível que pareça, muitos conselheiros – principalmente os representantes dos assistidos – ainda usam seus e-mails pessoais nas comunicações com os fundos de pensão. Junte-se a isso a adoção de aplicativos vulneráveis para realização das vídeo conferências por muitos conselhos e as informações sensíveis que transitam pelos boards estarão sujeitas à ataques cibernéticos. 
Mais do que nunca, um “Secretario do Conselho”, “Secretario Corporativo” (em inglês, Corporate Secretary) ou “Secretario de Governança” teria papel fundamental nesse momento para gerenciar a intensa demanda na interface entre a diretoria e o board. Eu abordo esse papel no meu livro Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão.

Diante de tantos problemas e de uma crise que parece interminável, mais do que nunca, os conselheiros estão justificando sua remuneração. Quem sabe, depois dessa tormenta, muitos fundos de pensão, que não o fazem, se convençam de que, sim: (i) é preciso remunerar conselheiros; e (ii) conselheiros independentes são muito bem-vindos.

O fundo de pensão está enfrentando um desafio e você, que é conselheiro, conhece um expert na área? Ofereça ajuda e coloque o especialista em contato com a diretoria. É hora de ajudar, não de minar a gestão.

Fatores ambientais, sociais e de governança - ESG
A pandemia colocará sob uma nova lente as empresas que realmente levam em consideração nos seus negócios os fatores ambientais, sociais e de governança (em inglês, Environmental, Social and Governance ou simplesmente ESG).

“São necessárias muitas boas ações para construir uma boa reputação e apenas uma ruim para perde-la”, já dizia Benjamin Franklin. Investidores institucionais e sociedade estão observando como as empresas estão se portando em meio a essa crise econômica e de saúde publica de grandes proporções.

“O comportamento das organizações em tempos de crise – tanto na forma como tratam os empregados e clientes quanto no impacto que causam na sociedade – podem ter implicações duradouras, tanto positivas como negativas. Esses fatores podem ser relacionados a performance e retornos de longo prazo das empresas”, diz Jessica Alsford, Diretora de Pesquisa em Sustentabilidade do Morgan Stanley.

Mesmo antes de confusão do COVID-19 mais e mais investidores vinham analisando as empresas com a lente do ESG. As decisões das empresas com impacto sobre capital humano, clientes e a sociedade durante a pandemia estão sob forte escrutínio e terão grande peso sobre as avaliações e decisões futuras de investimento. 
Faz sentido, campanhas do tipo “não demita” começaram a dar lugar essa semana a outras tipo “recontrate”. Essa é a hora das organizações mostrarem se o “social” que faz parte dos fatores ESG é apenas uma letra.
Portanto, esse é o momento para se viver os valores do seu fundo de pensão. Sabe aquela história de que “as pessoas são nosso maior patrimônio”? Essa é a hora de testar a afirmação. 
O seguro saúde do seu fundo cobre os testes para Sars-CoV-2? Porque seu fundo de pensão ainda não tem um perfil e investimentos ESG, uma alternativa que está no topo das prioridades das novas gerações? (escrevi inúmeros artigos sobre isso, dois exemplos aqui: Artigo 1 e Artigo 2)

Plano de comunicação de longo prazo
Imagine que você está em um avião no meio de uma tempestade, todo mundo no avião está preocupado e se perguntando o que está acontecendo, mas o comandante se recusa a informar os passageiros. Não seria melhor ter um comandante que se comunica com os passageiros e passa informações atualizadas a cada instante? Essa foi uma explicação do T.K. Kerstetter, do Diligent Insights, sobre a importância da comunicação nessa fase. 
As pessoas sabem lidar com notícias ruins, o difícil para o ser humano é o desconhecido. Portanto, comunique, comunique e comunique.

Liquidez, gestão de caixa e sustentabilidade no longo prazo
Fundos de pensão não estão acostumados com problemas de gestão de caixa. Porém, nessa crise, muitos fundos vêm fazendo planejamento financeiro a partir de forecast (previsões) baseadas em vários cenários para determinar durante quanto tempo conseguem sobreviver com as restrições de custeio administrativo atuais.
Despesas administrativas e seu respectivo custeio, nunca mais serão vistos da mesma forma depois dessa crise. A forma como os fundos veem suas despesas administrativas, suas fontes de custeio, a formação e finalidade de seus fundos administrativos e a eficiência de sua gestão, mudarão para sempre.
Passado esse momento, a dependência das patrocinadoras vai ganhar mais importância e podemos esperar ações para tornar mais sustentável o custeio administrativo dos fundos no longo prazo.
Como se não bastasse, muitas patrocinadoras de fundos de pensão entraram no alvo de ativistas financeiros e investidores oportunistas, ao se tornaram presas fáceis para eventuais aquisições face o baixo preço de suas ações. Os conselhos deliberativos dos fundos de pensão precisam estar preparados também para nisso.  
Experiência tem muito valor e participar ou ter participado de vários conselhos de fundos de pensão conta bastante. Com a devida permissão, partilhar as melhores práticas de um fundo com outro ajuda nessas horas.
  
Conselho fiscal e comitês de auditoria 
Conselhos fiscais, auditores externos e comitês de auditoria (obrigatórios nas entidades sistematicamente importantes) vem tendo muito trabalho esse ano.
O encerramento do exercício de 2019 respingado pela queda da taxa de juros e o reporte de resultados do 1º trimestre/2020 andam bastante conturbados.
* * * * *
Nessa época turbulenta, calma e bom senso são commodities valorizadas nos conselhos deliberativos dos fundos de pensão, tão importantes quanto visão estratégica e gestão de risco. 
Tomara que a governança do conselho do seu fundo de pensão para tempos de crise seja tão sem precedentes quanto a disseminação desse adversário microscópico que todos nós estamos enfrentando.
Abraço,
Eder.


Fonte: Adaptado do artigo “Conversations on Governing During a Pandemic: Thoughts from Two Fortune 500 Company Directors”, escrito pela Kimberly Simpson.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.