segunda-feira, 16 de agosto de 2021

O FUTURO DOS FUNDOS DE PENSÃO NO UNIVERSO DIGITAL, O METAVERSO

 

Credito de Imagem: Gremlin/Getty Images


De São Paulo, SP.



O ano é 2045! Em meio a um mundo real em conflito e com recursos escassos existe um imenso mundo virtual, onde a maioria da humanidade passa seus dias, onde você pode ir a qualquer lugar, fazer qualquer coisa e ser quem quiser. Os limites são nossa própria imaginação. OASIS, um exemplo de mundo virtual imaginado por Steven Spielberg no filme “Ready Player One” – Jogador 1, em português - está virando realidade. Em breve um número sem fim de mundos virtuais será interligado num universo virtual que já está sendo chamado de METAVERSO

 

Trailer legendado do filme "Ready Player One" ou "Jogador Um": 


 

Estamos caminhando a passos lagos para uma sociedade digital global com uma moderna infraestrutura construída a partir de blockchains - como Bitcoin, Ethereum, Solana, Flow e Arweave - na qual o dinheiro deixa de ser baseado em moedas nacionais e cede lugar às cryptomoedas. 

 

No Metaverso as pessoas interagem através de redes e plataformas sociais na Web 3.0, passam o tempo e se engajam por meio de comunidades virtuais. No Metaverso está o futuro do entretenimento e o futuro do trabalho também, lá estão novas oportunidades profissionais e de negócios. 

 

Nele os ativos, sejam eles reais ou virtuais, serão representados por NFTs – Non-fungible tokens, os tokens não-fungíveis que são capazes de criar escassez no mundo digital. Os sistemas financeiros serão totalmente descentralizados e economias inovadoras surgirão.

 

Mídia e conteúdo estão sendo reinventados e novas maneiras de distribuir, atribuir valor e interagir com os mesmos começam a surgir nesses mundos digitais como UplandSandbox e outros. 

 

Empresas de games como AxieInfinity e Zed vão muito além de simples plataformas de jogos, permitindo que as pessoas ganham dinheiro na forma de cryptomoedas como Ethereum, monetizem suas performances e obtenham retornos passivos como ganham em investimentos financeiros. 

 

Sistemas financeiros descentralizados removerão os intermediários que existem hoje no sistema bancário tradicional permitindo que você consiga um empréstimo em apenas 30 segundos dando como colateral (garantia) suas cryptomoedas ou NFTs (ativos digitais). Aliás, isso já é realidade.

  

A tecnologia por trás das NFTs permite que se produza escassez na Internet. Tipo, um quadro ou uma música, que são criações únicas, podem ser representados digitalmente na Web fornecendo uma espécie de certificado de autenticidade de ativos digitais. 

 

Isso é poderosíssimo porque permite que se crie a propriedade não-replicável de ativos digitais o que simplesmente abrirá a porta para inimagináveis novas classes de ativos no mundo digital. 

 

Isso vai revolucionar os fundos de pensão que lidam com investimentos e classes de ativos reais que passarão a poder ser levados pelo participante acompanhando-o para outros lugares, sejam eles no mundo real ou nos mundos digitais, ligados a seu avatar.

 

Isso representara uma mudança e tanto de paradigma e abrirá as portas para investimentos em ativos alternativos pelos fundos de pensão, tanto no mundo real como no mundo digital.

 

No Metaverso, onde os fundos de pensão também estarão presentes, a realidade vai se misturar com ficção e será projetada por “Realidade Estendida” (Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista).



Na sociedade atual dominada pelas empresas e negócios somos todos consumidores. Esse papel vem mudando ao longo da última década e meia, com os consumidores cedendo lugar e sendo substituídos por “assinantes”, na chamada “subscription economy”. O próximo passo é sermos parceiros, transformando em participação nossos interesses nas empresas e negócios alinhados com nossos propósitos, aqueles negócios e marcas nas quais acreditamos.  

 

Modelos de negócio inteiramente novos estão sendo criados e setores da economia que nunca existiram antes estão surgindo. O conselho deliberativo do seu fundo de pensão está a par dessa nova era que se avizinha?

 

Grande abraço,

Eder.

 

 

 

Fonte:  Assets of the Metaverse— Episode #1 — A Monthly Webinar For Investors, Collectors, & The Curious, Lou Kerner - https://medium.com/quantum-economics/assets-of-the-metaverse-webinar-july-13th-1pm-2pm-est-4c666269e5f5


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.