segunda-feira, 23 de agosto de 2021

TE CONTEI? O QUE SÃO OS “PRECARIADOS” E QUE IMPACTO, JUNTO COM OS NÔMADES DIGITAIS E OUTRAS TENDENCIAS, ELES CAUSARÃO NOS FUNDOS DE PENSÃO

 



 De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

“Precariado” é um neologismo para uma classe social e econômica formada por pessoas em situação de precariedade, ou seja, que existem sem previsibilidade ou segurança, afetando o bem-estar material. Precariados não tem uma fonte de renda certa no longo prazo, tipo um emprego permanente tradicional. Se você opta por alugar um imóvel ao invés de comprar um, você se torna um “precariado”.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Estamos entrando num período de transformações rápidas e o mundo vai sair bem diferente dessa pandemia: trabalho remoto, robótica, inteligência artificial, tudo vai mudar. Milhões de pessoas estão pedindo demissão em massa em busca de oportunidades melhores, abrindo mão da segurança de um emprego “9 to 5” e arriscando mais em suas carreiras. As pessoas estão exigindo trabalhar em casa e dizem que vão pedir as contas se forçadas a voltar ao escritório em tempo integral. Querem trabalhar na praia, na montanha ou em cidades com custo de vida mais barato. Os mais aventureiros, chamados de ”nômades digitais” (não é pra qualquer um) querem trabalhar a partir de outros países e estes estão recebendo-os de braços abertos para movimentar suas economias.

 

CONCLUSÃO: 

A “revolução do proletariado” foi substituída por outra, a "revolução do precariado" num mundo com trabalhos instáveis. Já são 55 milhões de americanos trabalhando na “Gig Economy” pulando de um emprego para o outro, atuando como freelance, autônomo, em empresas terceirizadas, como temporários etc. Eles trabalham em plataformas online e para empresas de tecnologia baseadas em apps como Uber, Lyft, TaskRabbit. Porém, liberdade e flexibilidade tem um preço: insegurança financeira, horários incertos, falta de plano de saúde e ... nenhum plano de previdência complementar corporativo. Depois disso, eu nem preciso dizer qual será o impacto nos fundos de pensão ... assista a serie da PBS, a produção é um show!!


Grande abraço,

Eder.



Fonte: PBS’ Future-Of-Work Series Showcases The New ‘Precariat’— People Who Go From One Gig To Another, Digital Nomads And Other Fast-Growing Job Trends






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.