sábado, 31 de dezembro de 2022

Você nasce um bilionário do tempo, mas quanto mais aumenta o saldo no seu fundo de pensão, mais pobre você fica

 


De São Paulo, SP.


Qual a diferença entre um milhão e um bilhão? Quando tentamos entender isso com exemplos numéricos, muitos se surpreendem.

Um milhão de segundos, por exemplo, equivale a 11 dias. Um bilhão de segundos, são pouco mais de 31 anos.

Bilionários do tempo e bilionários de dinheiro

Bilionários de $$$ têm recursos financeiros, bilionários do tempo, têm recursos de vida. Nossa sociedade é obcecada por dinheiro, supervaloriza os primeiros e subvaloriza os outros.

Jovens de 20 anos são bilionários do tempo, eles ainda têm uns dois bilhões de segundos sobrando (por volta de 60 anos pela frente) – isso se considerarmos que a expectativa de vida do brasileiro gira entre 70 e 80 anos.

Jorge Paulo Lehmann, o maior bilionário brasileiro, com uma fortuna estimada em R$ 72 bilhões, tem hoje 83 anos de idade. Se ele pudesse comprar os próximos cinco anos de um jovem de 20 anos de idade com corpo e mente saudáveis, quanto ele estaria disposto a pagar?

E o jovem de 20 anos, por quanto ele venderia os cinco anos? Com o passar do tempo, o preço cobrado pelo jovem de 20 anos subiria vertiginosamente e no final da vida, nem seria mais possível ele vender os cinco anos.

A metáfora de trocar rico e pobre por jovem e idoso, a ideia de que tempo vale dinheiro, é poderosa. Essa ideia foi explorada no filme In Time (o título em português foi “O preço do amanhã”), de 2011.

No filme, todo mundo vive até 25 anos e esse tempo vai sendo contado regressivamente num relógio impresso no braço - assim que você nasce - até chegar a 00:00:00.

Se todo o seu tempo expirar, você morre cedo. Mas as pessoas são pagas em tempo, ao invés de dinheiro, então, se você acumular muito mais tempo, poderá viver indefinidamente.

As pessoas pensam querer dinheiro, até serem forçadas a confrontar riqueza com limitação do tempo de vida. Quando isso acontece, o valor do tempo rapidamente se torna evidente e as pessoas optam pela juventude ao invés da riqueza.

Se você tivesse a oportunidade de trocar de lugar com Warren Buffet, você toparia? Você se tornaria uma das cinco pessoas mais ricas do mundo, mas você teria 90 anos de idade.

A cauda da curva

Num post de 2015 em seu blog “Wait but why”, Tim Urban representou visualmente o que seria uma vida de 90 anos em dias, semanas, meses e anos.

É impressionante constatar, independente da unidade de tempo (dias, meses ou anos) que toda uma vida de 90 anos pode ser representada numa única folha de papel.




Mas o assustador mesmo é quando ao invés de pensar em tempo, você pensa em termos de eventos, quantos ainda tem pela frente.

Até os 18 anos meus filhos moravam em casa e eu os via 90% do tempo, mas então eles saíram para fazer faculdade fora do país e hoje só os vejo uma vez por ano

Como tenho 60 anos, restam mais 30 anos de coexistência com meus filhos. Supondo que os veja uns 10 dias a cada ano, se for mantido o ritmo de encontra-los só uma vez por ano, restarão 300 dias para ficar junto deles. Isso é menos do que eu passei com eles em qualquer um dos 18 anos até eles saírem de casa para fazer faculdade.

Eu leio uns cinco livros por ano, a despeito de parecer que posso ler um número infinito de livros no futuro, tenho que escolher 150 de todos os livros que existem no mundo para ler e me resignar, pois passarei para a vida eterna sem saber o que todos os outros livros tinham para contar.

Quando você olha a realidade percebe que a despeito de não estar no fim da sua vida, você pode estar se aproximando do fim do tempo que terá junto às pessoas que considera importantes.

Quando saíram de casa com 18 anos, eu tinha usado 95% do tempo de convivência com meus filhos e agora tenho 5% daquele tempo para conviver com eles. Isso que chamamos de “a cauda da curva”.

O que isso tem a ver com fundos de pensão e investimentos?

Bem, tudo a ver. Frequentemente pensamos sobre bilionários e participantes com altos saldos em suas contas de previdência complementar, como aqueles que tem vantagem significativa ao investir nos mercados financeiros.

Eles têm grandes volumes de recursos, têm experiência, tem contatos e seus recursos – em função da escala – podem alavancar resultados. Mas essa talvez seja a forma errada de pensar.

Ter um bilhão de reais é ótimo, mas ter um bilhão de segundos (como diz a propaganda daquele cartão de crédito) não tem preço. Nenhum dinheiro do mundo é capaz de comprar a imortalidade.

O tempo termina, em algum momento, para todos os seres humanos. E se os jovens participantes e jovens investidores, se considerassem mais ricos do que os participantes e investidores mais velhos?

A ideia de bilionários do tempo cria a oportunidade de contar com o maior recurso: o tempo. Bilionários do tempo podem ter um horizonte de tempo contado em décadas. Podem se dar ao luxo de ser pacientes. Podem acumular dinheiro lentamente, sem pressa.

Não existe horizonte de tempo que pressione e turve o julgamento dos bilionários do tempo. Eles têm uma vantagem significativa quando se trata de controlar seu estado emocional.

Eles possuem tanta abundancia de recurso – tempo – que podem se recuperar de praticamente qualquer erro. Num certo sentido, o bilionário do tempo é inabalável.

Muitos de vocês lendo esse post aspiram ser bilionários de $$$, mas não percebem que cada um dos titãs financeiros de hoje em dia, trocaria alegremente de lugar com aqueles que tem mais tempo (de vida).

Os bilionários do tempo são os mais ricos de todos nós, ainda assim, não reconhecem a riqueza que possuem.

Os avanços da tecnologia aumentarão facilmente a longevidade para os 90 anos ou mais. Nasceremos com 3 bilhões de segundos, o maior recurso que alguém pode acessar.

Para alguns, a riqueza é dinheiro, mas para a maioria das pessoas, é tempo. Comece a pensar em décadas e use seu status de bilionário do tempo para se tornar um bilionário do $$$, mas lembre-se:

O bilionário do tempo morre com zero

Tenha um excelente começo de ano, 2022 entrou para os livros de história.

 

Grande abraço,

Eder.


 

Fonte: The PompLetter, escrito por Anthony Pompliano | https://waitbutwhy.com/2015/12/the-tail-end.html, escrito por Tim Urban

 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.