segunda-feira, 25 de março de 2024

O CONSELHO DO SEU FUNDO DE PENSĀO É “TOPZERA”? OU A DIRETORIA FEZ UM "FALSETE"?

 



De Sāo Paulo, SP.


Você sabe o que é “brinks”? Que tal “sus”? O quê, exatamente, é “tankar”? E “shippar”? Se esses termos fizeram você coçar a cabeça, você não está sozinho.

Ver lista com tradução e significados, no final do artigo

Os exemplares mais jovens da Geração Alpha - nascidos entre 2010 e 2025 - ainda estão aprendendo a falar, mas os mais velhos já desenvolveram e estão empregando suas próprias gírias, um dos ritos de passagem de uma geração para outra.

Apesar de algumas das gírias e termos que eles usam ainda serem emprestados da Gen Z, isso tende a mudar rapidamente, fortemente influenciado por suas interações e conteúdos que acessam online.

Os pais de crianças com idades entre 8 e 10 anos tem duas vezes mais probabilidade de dizer que não entendem palavras e termos que seus filhos estão falando, do que os pais de crianças com menos de 4 anos (43% versus 20%, respectivamente)

Uma pesquisa da Morning Consult indica que quase 3 em cada 10 (29%) dos pais de Alphas entre 8 e 10 anos nos EUA admitem não entender a linguagem dos filhos (gráfico abaixo).



A influência mais importante para as gírias dos Alpha é a tecnologia. Se por um lado, a Gen Z reivindica o título de ser a primeira geração de nativos digitais, por outro, a Gen Alpha leva isso um passo adiante. Não existe separação entre esses jovens e tecnologia.

A tecnologia está moldando o futuro deles, desde a posse de dispositivos moveis e uso de mídias sociais, até a linguagem. Faz sentido, dado que algumas das gírias mais usadas pelos Alpha nasceram na Internet e foram incorporadas no vernáculo da garotada graças a memes e viralizaçōes em platformas como Twitch e TikTok. 

É o caso de “gyat”, “sigma” e “fanum tax”, termos usados pelos Alpha americanos, assim como “bet”, GOAT”, “rizz” e vários outros. Veja no gráfico a seguir as gírias mais usadas pela criançada nos EUA.


Parte da razão de usarem gírias pode muito bem ser para que os mais velhos não entendam o que eles estão dizendo. Da mesma forma que a Gen Z sacaneava os Millenials em tudo, desde a roupa que eles usavam até as gírias ultrapassadas, os Alpha logo pegarão o bastão para definir o que é legal e fazer o mesmo, agora, com a Gen Z.  

Na medida em que as gírias da Gen Alpha passem a ser encampadas pelos adultos (leia-se: pelos mais velhos) os jovens, que as tornaram populares, já estarão passando para outras. “Se os milênios começarem a usar nossas gírias, vai ser tipo: ’Essa já era’, diz um Gen Alpha.

É crítico para as marcas - e isso não deveria ser diferente para os fundos de pensão - conectarem-se com a Gen Alpha agora e no futuro. Entender como essa geração pensa, fala e reage, seus interesses e motivadores.

Assim, qualquer mensagem que direcionem a eles será mais bem recebida. Mas isso não é tarefa fácil, considerando o quanto ligada nos acontecimentos atuais essa garotada já demonstrou estar.  

A Gen Alpha será similar à Gen Z e perceberá, rapidamente, qualquer comportamento inautêntico das marcas, chamando-as “na chinca”, online.

É essencial, portanto, falar a linguagem deles – literalmente.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: “The Most Popular Slang, According to Gen Alpha”, escrito por Nicki Zink | “Gen Alpha Is Here. Can You Understand Their Slang?”, escrito por Madison malone Kircher.


Aqui estão as traduções para o português das principais gírias usadas pela geração Alpha:

1. Topzera: Usado para descrever algo muito bom ou legal. Exemplo: "Esse jogo novo é topzera!"

2. Falsete: Fingir ou exagerar uma reação. Exemplo: "Ele fez um falsete quando soube que ia ganhar um prêmio."

3. Brinks: Abreviação de "brincadeira", usado para indicar que algo foi dito de forma não séria. Exemplo: "Não fique bravo, foi só brinks."

4.  Tankar: é uma gíria originada no contexto dos jogos online. Quando os jovens usam essa expressão, estão se referindo à capacidade de suportar, resistir ou enfrentar uma determinada situação.

5. Shippar: é uma expressão derivada da palavra em inglês "relationship" (relacionamento). É usada para demonstrar apoio ou aprovação a um determinado casal, desejando que fiquem juntos ou se envolvam romanticamente.

6. Bet: Essa gíria é usada pelos Alpha nos EUA para expressar concordância com algo ou indicar que algo está certo. Em português, poderia ser traduzida como "certo", "combinado" ou "entendido". “Bet” é o novo Ok.

7. Sus: Abreviação de "suspect" (suspeito), é usada pelos Alpha nos EUA para descrever algo ou alguém suspeito, duvidoso ou não confiável. Em português, poderia ser traduzida simplesmente como "suspeito(a)".

8. Goat: Abreviação de "Greatest of All Time" (o melhor de todos os tempos), surgiu em Hollywood, mas é usado pelos Alpha nos EUA para elogiar alguém ou algo que é considerado excepcional ou o melhor em sua categoria. Em português, poderia ser traduzida como "o melhor de todos os tempos".

9. Rizz: É o diminutivo para “carisma”. Usada pelos Alpha americanos para dizer que a pessoa joga bem. Em alguns casos, pode ser uma abreviação de "relationship" (relacionamento).

10. Gyat: “Nāo tem uma maneira bonitinha de dizer, mas é só uma palavra para “bundāo”, diz um adolescente na Pensilvânia – EUA. “Se alguém tem uma bunda grande, você diz “gyat” para ela. Falo só para meus amigos e para minha mãe”, completa ele. Essa gíria é usada pelos Alpha nos EUA.

11. Rizzler: Ser um “rizzler” é quando a pessoa é “pro” em flertar com os outros. Quando tem carisma. Essa giria é usada pelos Alpha nos EUA.

12. Fanum tax: Se refere a um cara chamado “Fanum”, um streamer popular no Twitch - serviço de streaming ao vivo online de videogame, competições de esportes eletrônicos, músicas e vídeos da vida real. Quando os amigos do Fanum estão comendo algo na presença dele, ele insiste que compartilhem um pouco da comida com ele. Isso que é a chamada “Fanum Tax” ou o “Imposto do Fanum”.

13. Sigma: Tem a ver com lobos, com o chefe da matilha. “Todo mundo na minha escola fala isso quando quer dizer que é o dominante, o líder do pedaço”, diz outro pré-adolescente nos EUA.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.