quarta-feira, 27 de março de 2024

“RETORNOS ANUAIS NĀO FAZEM SENTIDO”, DIZ O PRÍNCIPE MAX VON LIECHTENSTEIN - LORD EDER CONCORDA

 


De Sāo Paulo, SP.


Na era digital, na qual as informações são acessadas facilmente em tempo real e o preço das ações é acompanhado em segundos, é grande a tentação - os riscos também - de medir o resultado das empresas no curto prazo.

De acordo com o Príncipe Maximiliano von und zu Liechtenstein, mais conhecido por Príncipe Max von Liechtenstein, CEO e Presidente do Conselho do LGT Group: “essa mentalidade é impraticável”.

Nota: “The Liechtenstein Global Trust” ou LGT é a gestora de investimentos e banco privado que controla o dinheiro da “Casa Real de Liechtenstein”. O Principado de Liechtenstein (capital Vaduz) é um microestado, tido como um dos mais ricos do mundo, encravado nos Alpes entre a Áustria e a Suíça, onde moram 39 mil habitantes em 160 km2. 

 


Ele explicou isso durante uma apresentação que fez anteontem (26 de março) no Simpósio de Investidores Globais, em Hong Kong e completou: 

“Você deveria se preocupar com seu ganho ao longo de cinco, 10 anos. Há muitas coisas no curto prazo que podem fazer alguém parecer incrivelmente bom ou incrivelmente ruim. A orientação de curto prazo, que é inerente ao ser humano, é uma das causas-raiz de uma porção de problemas”

Os comentários do Príncipe Max sobre retornos anuais foram feitos como parte de uma resposta mais ampla sobre seu otimismo com mercados privados e as respectivas abordagens de investimentos, que ele acredita melhores do que os investimentos em mercados públicos.

Durante o painel do evento de Hong Kong, organizado pelo Milken Institute (um instituto de estudos), ele ressaltou como exemplos dessas abordagens um processo de “due diligence” mais profundo e uma maior interação com as empresas e completou:

“Se você refletir sobre os retornos do passado, de todas as classes de ativos, o ‘private equity’ têm gerado os maiores retornos e eu não acho que é porque as empresas investidas sejam naturalmente melhores. Eu acho que é porque [...] a abordagem de investimentos deles é superior”, completou ele.

Eu fico pensando, cá com meus botões: devido ao horizonte de tempo extremamente longo para investimento, os fundos de pensão deveriam ser os principais investidores institucionais para os quais retornos anuais não fazem nenhum sentido. 

Os fundos de pensāo deveriam medir suas performances em períodos maiores, como sugere o Principe Max, de cinco, dez anos …

Deveriam, também, pelo menos os maiores, ter profissionais com a mesma capacidade dos profissionais que atuam em private equity, para fazer análises profundas das empresas nas quais investem o $$$ de seus participantes.

No entanto, vemos os fundos de pensão brasileiros investindo +80% de seu patrimônio em .... títulos públicos.

Resta-me reproduzir aqui (foto acima) o brinde que fiz ao Príncipe Max quando estive em Liechtenstein em 2016. 


Grande abraço,

Lord Eder.


Fonte: “Prince Max von Liechtenstein: «Annual Returns Are Meaningless»”, publicado pela FiNews.com


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.