Sao Paulo, SP.
👉 Um leāo é perfeitamente capaz de capturar, matar e comer um rato-silvestre. Acontece que a energia necessária para isso excede o conteúdo calórico do rato-silvestre.
👉 Um leão que passasse o dia caçando e comendo ratos-silvestres, acabaria morrendo lentamente de fome. Um leāo nāo pode viver de ratos-silvestres, leōes precisam de antílopes. Antilopes sāo animais grandes, requerem maior velocidade e força para serem capturados e abatidos, mas uma vez mortos, representam um banquete para o leāo e sua prole.
👉 Essa distinçāo é importante. Imagine que seu fundo de pensāo é um leāo. Todos os dias, ele tem uma escolha. Ele pode:
❌ Correr atrás de ratos-silvestres; ou
✅ Caçar antilopes.
👉 A escolha é importante porque a maneira que ele escolher usar seu precioso e limitado tempo e atençāo, determinará seus resultados. O leāo que corre atrás de ratos-silvestres terá dificuldades:
1️⃣ A atividade em si tem um impacto calórico líquido negativo: as calorias queimadas excedem as calorias ganhas;
2️⃣ O custo de oportunidade da atividade é extremamente alto: cada segundo dedicado aos ratos-silvestres, significa perder os benefícios de caçar um antílope.
👉 Essa, claro, é uma metáfora para fundos de pensāo — tanto operacional como estratégica. Assim como o leāo, todos os dias seu fundo de pensāo tem a mesma escolha, ele pode:
❌ Correr atrás de ratos-silvestres: solucionar pequenos problemas para perseguir as oportunidades urgentes que atravessam seu campo de visão, como é o caso dos planos-familia, que dançam de forma tentadora à sua frente, com a grande quantidade de potenciais participantes, pessoas físicas, que podem atrair.
✅ Caçar antílopes: buscar soluçāo para os problemas grandes, importantes e desafiadores por trás das oportunidades institucionais que requerem uma estratégia muito mais metódica e elaborada, que se escondem de sua vista e sāo muito mais dificeis de identificar.
👉 Quando se caça ratos-silvestres, tem-se a sensação de estar ocupado, ativo e tem essa cultura que celebra a correria, a prospecaçāo de alvos, como sucesso. É fácil se convencer de que está progredindo, mas estar ocupado não significa estar sendo eficiente.
👉 Movimento não é momentum. Uma gangorra de parque infantil se movimenta o dia todo, mas nunca vai a lugar nenhum.
👉 Portanto, a pergunta que o conselho deliberativo do seu fundo de pensāo deveria se fazer é:
🤔 Estamos caçando ratos-silvestres ou antílopes❓
👉 O leāo que caça ratos silvestres vai morrer de fome, o leāo que caça antílopes vai prosperar.
🤔 O que seu fundo de pensāo está caçando hoje❓
Grande abraço,
Eder.
Fonte: The Antelope Principle: How to Chase the Right Things, Sahil Bloom



Nenhum comentário:
Postar um comentário