quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Paradoxos de nosso tempo – III: O Envelhecimento





De São Paulo, SP.

Conforme reza a historia, Benjamin Franklin (1706-1790) teria escrito em uma carta para Jean-Baptiste Leroy em 1789 que existem apenas duas certezas na vida: impostos e a morte.

Todos nós envelhecemos, mas cada geração envelhece de maneira diferente da anterior porque cada uma é afetada por fatores próprios de sua época. Por isso, é improvável que meus filhos passem pelo mesmo ciclo de vida que eu passei, que por sua vez difere daquele vivido pelos meus pais.

A geração dos meus pais viveu uma guerra mundial e passou por uma depressão econômica profunda e prolongada nos anos 30.

Meu pai me contou uma vez sobre as dificuldades que a família dele enfrentou quando meu avô ficou desempregado em 1929 e teve que morar com a toda família em uma favela em Fortaleza. Ouvindo a historia de vida do meu pai , fica fácil entender porque a geração dele valorizava a segurança acima de qualquer outra coisa e porque trabalhavam até o fim dos dias. 

As coisas não funcionam mais assim. O trabalho dentro das empresas simplesmente sumiu para a maioria das pessoas na faixa dos 50 anos de idade, criando para muitos uma crise na meia idade, uma crise que nossos pais nunca viveram. 

A longevidade não para de aumentar. Minha geração, essencialmente uma geração “sanduiche”, está cuidando dos pais e dos filhos ao mesmo tempo. Os pais envelheceram e precisam de apoio, os filhos estão finalizando os estudos e ainda não são totalmente independentes. 

As mudanças ganharam velocidade e o tempo virou a mais importante das dimensões. As distâncias encurtaram e o mundo ficou menor.  As crianças já não morrem mais nas primeiras idades. As famílias hoje são planejadas. O divórcio substituiu a morte para decretar o fim de um casamento, algo que para nossos pais era uma raridade.

Os problemas que enfrentamos são novos. As crises, diferentes. As leis vão sendo adaptadas ao momento vivido. Previdência, trabalho, gêneros diversos, novos hábitos. Usos e costumes vão se transformando. Às vezes as mudanças demoram, outras não e cedo ou tarde acabam sendo incorporadas pela sociedade. 

A sociedade, no entanto, continua envelhecendo da mesma forma que ocorreu com todas as gerações precedentes. Vai acontecer novamente. 

Meus filhos, diferentemente das gerações anteriores, terão mais dificuldade para seguir uma carreira convencional, com empregos tradicionais. Iniciarão a vida profissional mais tarde e trabalharão até mais tarde também – a reforma da previdência social que o diga.          

O período entre a adolescência e a fase adulta encurtou e as responsabilidades estão chegando mais cedo. O relacionamento deles será diferente dos nossos. As mulheres trabalharão por toda a vida e os filhos serão uma decisão, não um acidente. O papel dos sexos mudará ainda mais e essa mudança trará consigo diferentes valores e prioridades.

Por terem crescido sem guerras, terão mais liberdade para perseguir seus sonhos, seus propósitos e planos de vida. Os estudos deles serão mais prolongados, senão por tempo indefinido. O trabalho terá um significado, não será visto apenas como um meio para ganhar dinheiro “per se”.

O paradoxo do envelhecimento é que cada geração se vê profundamente diferente da geração que a precedeu, mas vive como se a geração seguinte vá ser do mesmo jeito que a sua. 

Dessa vez, porem, será bem, bem diferente.  

Grande abraço,

Eder


Fonte: Adaptado do livro "The Age of Paradox", escrito por Charles Handy
Credito de Imagem: www.crossfitwaterloo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.