De São Paulo, SP.
quinta-feira, 24 de outubro de 2019
Você pode não saber, mas sua vontade de “seguir o líder” tem 480 milhões de anos e foi herdada de invertebrados tão antigos quanto a vida na terra.
Credito de Imagem: 123RF - Frender
De São Paulo, SP.
Um estudo publicado na Revista Nature, conduzido por Jean Vannier e sua equipe da Universidade de Lion – França, mostra que “seguir o líder” é um comportamento coletivo que já era praticado por artrópodes trilobitas há 480 milhões de anos, cujos fósseis foram descobertos no Marrocos.
Aquele seu sonho recorrente de ser promovido, ganhar muito dinheiro e ter mais poder, diferentemente do que você pode imaginar, não acontece por acaso.
Trata-se de um comportamento inato e mecânico que, conforme descrito por paleontólogos, serve para manter o grupo coeso durante a locomoção, sendo essencial para otimizar as chances de sobrevivência.
Marchar em fila Indiana reduz a resistência – da água ou vento em sentido contrário – poupa energia e diminuiu a probabilidade de detecção e de ataques por predadores porque, segundo os cientistas, cria confusão na percepção visual dos predadores.
Os trilobitas que foram encontrados fossilizados, eram da espécie “Ampyx priscus”. Tinham cerca de 6 cm de cabo a rabo, uma espinha oca glabelar (centro da cabeça), reta e sem pelos e duas espinhas librigenais despontando lateralmente e apontando para trás (figura a seguir).
Essas coisas não tinham olhos, então, para se manterem em linha se comunicavam por contato tátil, da mesma forma que as lagostas fazem quando se locomovem no fundo do mar (vídeo abaixo).
Essas conclusões são especulativas e não poderia ser diferente num estudo baseado em informações limitadas sobre o que acontecia 500 milhões de anos atrás. Seja como for, nos fornece uma rara janela de oportunidade para enxergar o nosso próprio comportamento olhando como se portavam invertebrados em um passado distante.
Na próxima vez que o RH da sua empresa te incluir em um daqueles infindáveis cursos de liderança - fiz inúmeros ao longa da minha carreira - diga para eles que é mais eficaz vocês dançarem a Conga, puxado pelo líder de ocasião.
Ah, para quem não sabe, Conga é aquela dança do “trenzinho”, um atrás do outro com as mãos na cintura ou no ombro do colega da frente, derivada do carnaval de rua de Cuba e que ficou famosa nos EUA entre os anos 30 e 50. Aqui no Brasil foi popularizada pela Cantora Gretchen através do seu inesquecível “Conga, Conga, Conga”, considerado o “single” mais vendido do mundo em 1981 (curta o vídeo clip copiando e colando esse link no seu navegador: https://youtu.be/pF3zTkk4DZ0).
Conclusão, nossos instintos de liderança não evoluíram tanto assim desde o Período Ordoviciano, o segundo dos seis períodos da Era Paleozoica ... portanto, se você quiser entender muito do que acontece acima do seu “job grade”, olhe para o passado.
Quem quiser ler o estudo completo publicado da Nature, clique aqui.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Adaptado do artigo “Fossilized trilobites preserved parading in line. But why did they do this?”, escrito por Jerry Coyne
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hora no Mundo?
--------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais das informações deste blog
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.
Autorizações
As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".
Código de Conduta
Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial
Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário