quinta-feira, 2 de junho de 2022

TE CONTEI? O TEMPO VAI DIZER, MAS “DEFI” PODE ESTAR REINVENTADO O MERCADO DE AÇÕES, COM ENORME IMPACTO PARA FUNDOS DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

O sistema financeiro descentralizado (DeFi) que vem emergindo pode estar trazendo inovações revolucionárias, com potencial para mudar tudo no mundo dos investimentos. Os blockchains criaram uma maneira mais fluida para as pessoas ganharem dinheiro investindo em negócios, a partir de tokens – representações digitais que garantem direitos aos usuários e algumas vezes possuem funções especiais asseguradas pelo protocolo – só que com mais eficiência e flexibilidade do que acontece atualmente quando alguém compra ações de uma empresa na bolsa de valores.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Quando os projetos de cryptomoedas pipocaram em 2017, acontecia algo estranho: nenhuma das empresas planejava ganhar dinheiro com a plataforma (blockchain) sendo construída, mas os usuários da plataforma sim, poderiam desenvolver projetos e ganhar $$$ de várias maneiras. A empresa que construía a plataforma, porém, criava e vendia um token (cryptomoeda) no lançamento. A ideia era que os usuários da plataforma tinham que usar os tokens para desenvolver seus projetos e os clientes dos serviços desses projetos tinham que pagar por eles também com os tokens. Se os serviços atraíssem muitos clientes, muita gente precisaria do token e o preço subiria. Como a empresa que construiu a plataforma detinha muitos tokens, que ganhou de graça porque ela mesmo os havia criado, todo ganho com a valorização dos tokens se tornava lucro na veia. Por vota de 2020 esse modelo começou a mudar. Os projetos construídos no “Compound”, por exemplo - uma plataforma que permite as pessoas emprestar ativos digitais e usa-los como colateral para ganhar juros compostos (mais: aqui) – começaram a distribuir “tokens de governança” que parecem bastante com ações, dando aos usuários direito a voto sobre o futuro do projeto. Se a empresa que criou o protocolo só mantivesse 10% ou 20% dos tokens, podia alegar que não detinha mais seu controle. Se o protocolo atingisse uma capitalização de mercado de US$ 1 bilhão, esse % dos tokens valeria muito dinheiro para a empresa. As vezes os tokens desempenham um papel diferente no funcionamento de um protocolo, outras vezes os detentores dos tokens votam para distribuir parte da receita para eles proprios. 


CONCLUSÃO: 

Este passou a ser o novo modelo de negócios: as empresas de cryptomoedas não estão perseguindo lucro, mas sim tentando fazer um token valorizar. Os detentores dos tokens (acionistas) podem ganhar parte da receita (dividendos) e ganhar também com a valorização dos tokens (ações). Nota: tokens são representações digitais de algo, que podem (ou não) ser cryptomoedas.


Grande abraço.

Eder.


Fonte: How crypto startups work, escrito por Brady Daile e Crystal Kim

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.