quinta-feira, 23 de junho de 2022

TE CONTEI? PREVER O FUTURO DOS FUNDOS DE PENSÃO REQUER UMA ANÁLISE BAYESIANA

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

A primeira vez que ouvi sobre o Teorema de Bayes foi no meu curso de graduação em matemática, com espacialização em atuária, na UFRJ. Thomas Bayes foi um ministro inglês do século XXVIII cujo trabalho mais famoso - “An Essay toward Solving a Problem in the Doctrine of Chances” – foi apresentado pelo seu amigo Richard Price para a Royal Society de Londres em 1763, dois anos depois de sua morte. O ensaio não continha o teorema atual, mas apresentava a ideia de como ajustar nossas estimativas de probabilidade quando nos deparamos com novos dados que influenciam a situação. Price lançou as bases filosóficas para a estatística Bayesiana, mas o teorema foi desenvolvido e posteriormente enunciado pelo matemático francês Pierre-Simon Laplace. Funciona assim: suponha que você precise jogar o dado e tirar 6 num jogo de tabuleiro, sua chance é de 1 em 6, ou seja, 16%, então você joga o dado. Seu amigo esconde o resultado com a mão e fala: “não vou dizer qual nº saiu, mas posso dizer que é um nº par”. Agora você tem informação nova e sua chance de ter tirado 6 muda dramaticamente para 1 em 3, i.e, uma probabilidade de 33%. Ainda sem saber qual nº saiu, seu amigo te provoca novamente: “...  o nº não é 4”. Com esse pequeno fragmento adicional de informação, sua chance de ter tirado 6 muda novamente, passa a ser de 1 em 2, uma probabilidade de 50%. Você acaba de fazer uma análise Bayesiana, cada pedaço de informação afeta a probabilidade original.    


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Nós tendemos a perder a visão do todo: (i) desconsiderando novas evidências, ou (ii) abraçando-as e ignorando as anteriores, como se nada mais importasse, focando apenas no que temos diante de nós (a nova informação). A análise Bayesiana é importante no esforço de prever o futuro porque procura pesar tanto a hipótese anterior, como as novas evidencias, de uma maneira sensata. A grande lição do teorema de Bayes é que precisamos atualizar continuamente nossas estimativas de probabilidade, para refletir o que aprendemos. Prever o futuro dos fundos de pensão não é ter um processo decisório que resulte nas melhores escolhas, mas sim aprender a lidar adequadamente com incertezas.


CONCLUSÃO: 

Não é preciso saber a matemática exata, nem distribuições binomiais e cálculos de probabilidade, para entender o pensamento Bayseano (mais: aqui). Entendê-lo tem a ver com não se apegar ferrenhamente às suas crenças anteriores, tem a ver com não rejeitar instintivamente novas informações, enfim, tem a ver com estar disposto a aceitar o que surge na sua frente, ajustar o que você já sabe e avaliar com um sistema de probabilidades.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: Predicting the Future with Bayes' Theorem, - FS, BrainFood



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.