domingo, 27 de agosto de 2023

O MACACO, O PEDESTAL E OS FUNDOS DE PENSĀO





De Sāo Paulo, SP.


Digamos que você está tentando treinar um macaco a ficar em pé em um pedestal e recitar a Canção do Tamoio, um clássico da língua portuguesa escrito por Antônio Gonçalves Dias.

Como você deveria alocar seu tempo e seu dinheiro entre as tarefas de: (i) treinar o macaco a falar; e (ii) construir o pedestal?

A resposta correta, claro, é gastar zero tempo pensando no pedestal - mas sou capaz de apostar que ao menos um punhado de pessoas vai correr e começar primeiro a construir um belo de um pedestal.

Por quê?

Porque em algum momento o chefe vai aparecer, vai perguntar o status, vai querer uma posição atualizada de como você está se saindo e você vai querer mostrar algum progresso.

Você não vai querer mostrar para ele uma longa lista de motivos pelos quais é muito, muito difícil ensinar um macaco a falar.

É da natureza humana querer que o chefe diga: “Ei, que pedestal maneiro, o trabalho está indo super bem!” ... e lembrar de você e de sua habilidade para construir pedestais quando chegar a época de promoções.

Você quer que seu chefe leve em consideração suas habilidades, ao invés de lembrar da longa lista de técnicas que não deram certo, para treinar macacos a falar. Tem que ser muito ingênuo pensar que o chefe (e aqueles acima dele) te agradecerão do fundo do coração por ter ajudado a organização a descobrir quanto tempo e recurso a empresa deve investir na educação avançada de macacos, para fazê-los falar.

Fundos de pensão, como a Vivest, que estão desenvolvendo abordagens e soluções para levar ao futuro os atuais planos de previdência complementar, estão fazendo um belo trabalho ao colocar o foco nos seus macacos.

Apesar de não ser tão simples e fácil como construir um pedestal, encontrar um caminho para tornar os fundos de pensão sustentáveis no longo prazo é uma tarefa relativamente objetiva. A parte mais urgente e desafiadora desse processo é determinar quais ações serão tentadas para se chegar lá.

Se dentro de cinco anos as ações escolhidas hoje provarem não ser o caminho, não se deveria continuar a investir nelas, os projetos deveriam ser encerrados e os recursos liberados para investimento em soluções que tenham mais chance de sucesso nos cinco anos seguintes.

É preciso muita atenção, muita engenharia cultural e forte compromisso com o longo prazo por parte do conselho deliberativo, dos administradores e dos gestores para fazer suas equipes abandonarem protótipos, soluções e projetos, reconhecendo que suas ideias não estão dando certo.

Focar no pedestal e continuar achando que é possível fazer um macaco falar, pode ajudar as carreiras no curto prazo, mas não será bom para manter os empregos no longo, nem para nos levar ao futuro dos fundos de pensāo.


Grande abraço,

Eder.



P.S.: Para aqueles que nāo conhecem o poema “Cançāo do Tamoio”, de Gonçalvez Dias e tiverem interesse em conhecer, aqui vai: link


Fonte: “Tackle the monkey first”, escrito por Astro Teller

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.