domingo, 20 de agosto de 2023

O QUE O DREX E O ZOOM TÊM EM COMUM? AMBOS AMBICIONAM CONTROLAR SEUS DADOS ... SE VOCÊ DEIXAR

 



De São Paulo, SP.

No final de julho passado publiquei um artigo sobre os riscos que a moeda digital do banco central brasileiro representa para nossa privacidade.

Chamada de DREX, nossa moeda digital que nasce com nome de dinossauro, tem no seu código fonte mecanismos que permitem ao governo: reduzir o saldo da carteira digital dos cidadãos, congelar e descongelar contas e fundos, criar moeda digital em uma carteira específica e outras cositas más.

Quem quiser saber os perigos da moeda digital do banco central do Brasil pode usar esse link: aqui

O mundo distópico do Zoom


Termos de Serviço, Termos de Uso ou Termos e Condições, não importa o nome, são aquele conjunto de regras e obrigações que os usuários de um site, plataforma, app ou serviço de Internet ou no smartphone devem seguir. Eles explicam o funcionamento do serviço, a politica de privacidade e informam as regras e obrigações dos usuários.

Ao utilizar um site, plataforma, app ou serviço, o usuario demonstra que aceitou os termos e condições que visam proteger o site sob a perspectiva dos direitos autoriais e contra possiveis responsabilizações na justiça.

No começo do mes de agosto os CTO – Chief Technology Officer mundo afora ficaram perplexos com uma atualização que a plataforma de vídeo chamadas Zoom fez nos ToS - Terms of Service (Termos de Serviços).

No dia 7 de agosto o Zoom incluiu os seguintes dois parágrafos na Seção 10.2 de seus Termos e Condições de Serviço:

“Você concede ao Zoom acesso, uso, coleta, criação, modificação, distribuição, processamento, compartilhamento, manutenção, armazenamento do [conteúdo que você compartilha em uma reunião] [para qualquer motivo, incluindo treinamento de modelos de Inteligência Artificial]”

“... através do presente, você concede incondicionalmente e irrevogavelmente ao Zoom ... e os usuários finais concedem ao Zoom incondicionalmente e irrevogavelmente, todos os direitos, titularidade e interesses [relativos ao conteúdo que você compartilhar nas reuniões], incluindo Direitos de Propriedade ...”


PQP?! Isso dá ao Zoom controle sem precedentes sobre o que dissermos durante as reuniões, com comprometimento de nossa privacidade e os direitos de propriedade intelectual.

Por trás da mudança está a intenção do Zoom treinar seus algoritmos de Inteligência Artificial (IA) com base em nossas conversas.

A mudança criou um alvoroço mundial e a tração viral no Twitter gerou um gigantesco potencial de cancelamento do Zoom, que poderia levar a sua quebra em poucas semanas.

Temendo o desdobramento da crise o Zoom emendou seus Termos de Serviço no dia seguinte, em 08 de agosto, incluindo o seguinte:

“Não obstante o acima exposto, o Zoom não usará Conteúdo dos Clientes em áudio, vídeo ou chat para treinar nossos modelos de Inteligência Artificial sem o seu consentimento”

Novas mudanças nos Termos de Serviço ocorreram no dia 11 de agosto, seguidas de comentários do CEO e do CPO do Zoom.

Em síntese, os recursos relacionados à IA agora estão desativados por padrão e quaisquer cláusulas controversas não vinculam os usuários do Zoom.

Foi bom isso ter acontecido, pois nos lembra a importância de ler e acompanhar as mudanças nos Termos de Serviço dos sites, plataformas, apps e serviços que usamos na Internet ou em nossos smartphones.

É bom termos plataformas de vídeo chamada alternativas, tipo, Google Meets, MS Teams e outras que são oferecidas de graça ...

... até descobrimos que elas também estão fazendo a mesma coisa.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: Hadam Matysiak - Head of Growth and Business Development; Amsterdam Standard

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.