De Sāo Paulo, SP.
Essa é uma história (verdadeira), que se tornou famosa no mundo do marketing e do direito. Ela fala sobre o cumprimento de promessas.
Em 1996 uma promoção chamada “Pepsi Stuff”, veiculada através de anúncios comerciais, propunha a troca de “Pontos Pepsi” por produtos da marca.
Os anúncios terminavam, com um fundo musical militar, mostrando um avião de caça McDonnell Douglas AV-8B Harrier II - aquele que decola e pousa na vertical – com uma etiqueta no valor de 7 milhões de “Pontos Pepsi”.
O comercial, reproduzido no video acima, mostrava um estudante chegando na escola com o avião e dizendo:
“Com certeza, é melhor que o ônibus”
A ideia dos criadores da campanha era mostrar que o prêmio era tão absurdamente alto, que se poderia levar a serio aquela situação cômica sendo apresentada. Uma espécie de “licença retórica da publicidade”, como aprendi em 1986 no meu curso de propaganda e marketing da ESPM – RJ.
John Leonard, um jovem estudante de 21 anos, viu o anúncio, fez as contas e ao invés de rir, levou a coisa toda a sério. O jovem percebeu que o regulamento da promoção permitia a compra de pontos por $0,10 cada. Precisaria, entāo, de $700.000 para comprar os 7 milhões de pontos (nota: o aviāo era avaliado na época em $ 37,4 milhōes)
Com a ajuda de investidores, John conseguiu o dinheiro, enviou um cheque para a Pepsi junto com 15 rótulos de produtos da empresa, conforme estabelecia o regulamento e exigiu o avião, nos termos da promessa feita.
A Pepsi, claro, recusou o pedido explicando que o anúncio era uma piada e que a intenção nunca foi considerar o avião como um prêmio real. John não aceitou a resposta e entrou na justica contra a Pepsi, alegando que a empresa tinha feito uma oferta legalmente vinculante.
O caso, conhecido como Leonard vs. Pepsi Inc., teve uma decisão do juiz favorável para a Pepsi. A corte argumentou que “nenhuma pessoa razoável poderia ter concluído que a propaganda oferecia seriamente um avião de caça”. O juiz considerou a oferta uma forma de publicidade exagerada e humorística, não um contrato legal.
Após o episodio a Pepsi modificou o comercial, aumentando o valor do avião para 700 milhões de pontos e adicionando a frase: “Só de brincadeira” (“Just kidding”). Quem quiser pode assistir um documentário na Netflix que conta essa história curiosa, intitulado “Pepsi, Cadê meu Aviāo”, do orignal em ingles: “Pepsi, Where’s My Jet?”.
Promessa, é exatamente o que fazem os fundos de pensão para os participantes que decidem lhes entregar seu dinheiro, em troca de segurança financeira futura. A promessa feita pelos fundos de pensão está implícita no “acordo” (regulamento do plano) com o participante.
Então, recomenda-se aos fundos de pensāo oferecendo planos CD que:
1. Incluam no regulamento dos planos um disclaimer informando ao participante, explícitamete, com todas as letras, que “nāo há garantia de que a renda de aposentadoria dure até o participante morrer”; ou
2. Quando for prometida segurança financeira futura, ainda que de forma nāo-explícita, é mais prudente disponibilizar um produto que cumpra a promessa, para não arriscar a perda de credibilidade que lhes é dada ...
Grande abraço,
Eder.


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