quarta-feira, 13 de agosto de 2025

SEU FUNDO DE PENSĀO ESTÁ ENTREGANDO A PROMESSA DE SEGURANÇA FINANCEIRA FUTURA PARA OS PARTICIPANTES? OU ESTÁ SÓ BRINCANDO, COMO A PEPSI?

 


De Sāo Paulo, SP.


Essa é uma história (verdadeira), que se tornou famosa no mundo do marketing e do direito. Ela fala sobre o cumprimento de promessas.

Em 1996 uma promoção chamada “Pepsi Stuff”, veiculada através de anúncios comerciais, propunha a troca de “Pontos Pepsi” por produtos da marca.

Os anúncios terminavam, com um fundo musical militar, mostrando um avião de caça McDonnell Douglas AV-8B Harrier II - aquele que decola e pousa na vertical – com uma etiqueta no valor de 7 milhões de “Pontos Pepsi”.

O comercial, reproduzido no video acima, mostrava um estudante chegando na escola com o avião e dizendo:

“Com certeza, é melhor que o ônibus”

A ideia dos criadores da campanha era mostrar que o prêmio era tão absurdamente alto, que se poderia levar a serio aquela situação cômica sendo apresentada. Uma espécie de “licença retórica da publicidade”, como aprendi em 1986 no meu curso de propaganda e marketing da ESPM – RJ.

John Leonard, um jovem estudante de 21 anos, viu o anúncio, fez as contas e ao invés de rir, levou a coisa toda a sério. O jovem percebeu que o regulamento da promoção permitia a compra de pontos por $0,10 cada. Precisaria, entāo, de $700.000 para comprar os 7 milhões de pontos (nota: o aviāo era avaliado na época em $ 37,4 milhōes)

Com a ajuda de investidores, John conseguiu o dinheiro, enviou um cheque para a Pepsi junto com 15 rótulos de produtos da empresa, conforme estabelecia o regulamento e exigiu o avião, nos termos da promessa feita.

A Pepsi, claro, recusou o pedido explicando que o anúncio era uma piada e que a intenção nunca foi considerar o avião como um prêmio real. John não aceitou a resposta e entrou na justica contra a Pepsi, alegando que a empresa tinha feito uma oferta legalmente vinculante.

O caso, conhecido como Leonard vs. Pepsi Inc., teve uma decisão do juiz favorável para a Pepsi. A corte argumentou que “nenhuma pessoa razoável poderia ter concluído que a propaganda oferecia seriamente um avião de caça”. O juiz considerou a oferta uma forma de publicidade exagerada e humorística, não um contrato legal.

Após o episodio a Pepsi modificou o comercial, aumentando o valor do avião para 700 milhões de pontos e adicionando a frase: “Só de brincadeira” (“Just kidding”). Quem quiser pode assistir um documentário na Netflix que conta essa história curiosa, intitulado “Pepsi, Cadê meu Aviāo”, do orignal em ingles: “Pepsi, Where’s My Jet?”.

Promessa, é exatamente o que fazem os fundos de pensão para os participantes que decidem lhes entregar seu dinheiro, em troca de segurança financeira futura. A promessa feita pelos fundos de pensão está implícita no “acordo” (regulamento do plano) com o participante.

Então, recomenda-se aos fundos de pensāo oferecendo planos CD que:

1. Incluam no regulamento dos planos um disclaimer informando ao participante, explícitamete, com todas as letras, que “nāo há garantia de que a renda de aposentadoria dure até o participante morrer”; ou

2. Quando for prometida segurança financeira futura, ainda que de forma nāo-explícita, é mais prudente disponibilizar um produto que cumpra a promessa, para não arriscar a perda de credibilidade que lhes é dada ...


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.