segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Educação Financeira – Mulheres Primeiro


De Cajamar, SP.

      Agora que toda indústria de previdência complementar está preocupada com a educação financeira dos participantes é importante ressaltar que as mulheres precisam de mais ajuda no planejamento para a aposentadoria do que os homens.

     As razões são várias e simples: (i) as mulheres vivem, em média, mais do que os homens (até os 80 anos contra 74); (ii) trabalham ao longa da vida, em média, 12 anos a menos do que os homens, (iii) recebem salários 77% inferiores, em média, aos que são pagos para os homens, e (iv) as previsões indicam que o número de divórcios ,que já é alto, crescerá ainda mais.

   Como resultado desses e de outros fatores, uma associação de Washington-EUA (Women’s Institute for a Secure Retirement) estima que a renda média das mulheres após a aposentadoria seja equivalente a 58% da renda dos homens.

O mais preocupante é que muitas mulheres parecem não ter se dado conta disso tudo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Financial Finesse, uma empresa de educação financeira baseada na cidade de Manhattan Beach, Califórnia-EUA, apenas 12% das mulheres sabe que perderá pelo menos 80% de seu rendimento na aposentadoria.

    As mães vivem hoje super ocupadas, dividindo seu tempo entre o trabalho,  cuidar da casa e das crianças, deixando as questões financeiras para depois.

     Por isso muitos empregadores estão pedindo aos seus prestadores de serviço para criarem seminários de planejamento para a aposentadoria com ênfase nas mulheres.

    Sua empresa já pensou nisso? Se quiser discutir esse assunto, ligue para mim. Podemos desenvolver juntos um workshop pioneiro - “Mães, ao trabalho”- onde abordaríamos aspectos básicos de finanças pessoais.

    Algumas dicas que partilho com você e que precisamos considerar ao desenvolver uma abordagem de preparação para aposentadoria focada nas mulheres: 

·    Segundo os especialistas, as mulheres freqüentemente processam as informações de forma diferente dos homens;

·    “Descobri que as mulheres são aprendizes visuais. Elas querem informações concretas e não ficar ouvindo a história dos planos de contribuição definida”, disse Cindy Hounsel - Presidente do Women’s Institute for a Secure Retirement  nos EUA;

·    Desenvolva material com temas de apelo emocional e que enfatizem aspectos da vida, ao invés de apenas fornecer um monte de informações.

·    “As mulheres olham para finanças com uma visão mais abrangente, o que significa que querem mandar seus filhos para a faculdade e se aposentarem quando estiverem prontas”, disse Liz Davidson –Presidente da Financial Finesse. A empresa usa imagem de crianças e procura transmitir uma mensagem leve no material de suas palestras.
·    As mulheres preferem falar com alguém ao telefone ou pessoalmente e procuram auxílio em número duas vezes maior do que os homens, que usam ferramentas on-line em maior quantidade.

·    “Se sua força de trabalho tem um monte de mulheres, não tente diminuir o custo disponibilizando ferramentas on-line na preparação para a aposentadoria. Você pode pensar que está economizando, mas poderá simplesmente não estar atingindo o seu objetivo”, completou Davidson.

Você sabia disso?

Grande abraço,
Eder.


Fonte: Workforce Management - Jessica Marquez

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.