A inércia e a procrastinação são apenas duas dessas características, cujos efeitos sobre o dia a dia das pessoas, quase sempre, são negativos. Quando se foca o longo prazo, então, seus desdobramentos podem ser desatrosos.
Estudos desenvolvidos por Dan Ariely, um pesquisados da Universidade de Chicago e autor do livro "Previsivelmente Irracional" (Editora Campus), mostram que a maioria dos participantes de planos de previdência complementar costuma ser totalmente alheia em relação aos seus investimentos voltados para a aposentadoria.
Dito de outra forma, a grande maioria desses participantes assume uma posição de investidor passivo. É preocupantemente comum, um participante aderir ao plano de previdência de sua empresa e nem ao menos indicar em qual das opções de investimentos deseja alocar suas contribuições.
As contribuções acabam sendo creditadas na alternativa default (padrão) oferecida pelo plano, por definição, a mais conservadora de todas até para evitar problemas para a própria empresa.
Ao agirem assim, esses participantes acabam sendo privados dos maiores retornos entregues por outras alternativas de investimentos normalmente presentes nos planos de previdência complementar. Como fundos com alocação em renda variável, por exemplo.
A Tabela Periódica dos Investimentos acima, mostra o retorno dos investimentos obtidos por diversas classes de ativos, ao longo dos últimos 15 anos.
O objetivo é mostrar que se a diversificação traz benefícios para os investidores, com menores riscos no longo prazo, então melhor seria que os participantes de planos de aposentadoria distribuissem suas contribuições dentre os diversos fundos de investimentos diferentes.
Se possível, deveriam inclusive ter vários planos de previdência complementar diferentes, ao invés de concentrar suas contribuições em apenas um plano.
Claro que há fatores a serem considerados nesse processo. A idade do participante é um deles. Predisposição ao risco é outro. Não obstante, a diversificação é pouco entendida pelos participantes e menos ainda considerada em suas decisões de investimentos.
Quem se interessar pela análise completa que acompanha a Tabela Periódica dos Investimentos, pode acessar o texto integral através do link a seguir.
Tabela Periódica dos Investimentos - Brasil 2010
Abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário