segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Tabela Periódica dos Investimentos - Brasil 2010


De São Paulo, SP.

Diversas pesquisas na área de economia comportamental (behavioral economics, em inglês) começam a mostrar que algumas características do ser humano transcendem aspectos culturais e regionais. Ou seja, são iguais ao nível do mar ou no alto do monte Everest

A inércia e a procrastinação são apenas duas dessas características, cujos efeitos sobre o dia a dia das pessoas, quase sempre, são negativos. Quando se foca o longo prazo, então, seus desdobramentos podem ser desatrosos.

Estudos desenvolvidos por Dan Ariely, um pesquisados da Universidade de Chicago e autor do livro "Previsivelmente Irracional" (Editora Campus), mostram que a maioria dos participantes de planos de previdência complementar costuma ser totalmente alheia em relação aos seus investimentos voltados para a aposentadoria.

Dito de outra forma, a grande maioria desses participantes assume uma posição de investidor passivo. É preocupantemente comum, um participante aderir ao plano de previdência de sua empresa e nem ao menos indicar em qual das opções de investimentos deseja alocar suas contribuições. 

As contribuções acabam sendo creditadas na alternativa default (padrão) oferecida pelo plano, por definição, a mais conservadora de todas até para evitar problemas para a própria empresa.

Ao agirem assim, esses participantes acabam sendo privados dos maiores retornos entregues por outras alternativas de investimentos normalmente presentes nos planos de previdência complementar. Como fundos com alocação em renda variável, por exemplo.

A Tabela Periódica dos Investimentos acima, mostra o retorno dos investimentos obtidos por diversas classes de ativos, ao longo dos últimos 15 anos.

O objetivo é mostrar que se a diversificação traz benefícios para os investidores, com menores riscos no longo prazo, então melhor seria que os participantes de planos de aposentadoria distribuissem suas contribuições dentre os diversos fundos de investimentos diferentes.

Se possível, deveriam inclusive ter vários planos de previdência complementar diferentes, ao invés de concentrar suas contribuições em apenas um plano.

Claro que há fatores a serem considerados nesse processo. A idade do participante é um deles. Predisposição ao risco é outro. Não obstante, a diversificação é pouco entendida pelos participantes e menos ainda considerada em suas decisões de investimentos.   

Quem se interessar pela análise completa que acompanha a Tabela Periódica dos Investimentos, pode acessar o texto integral através do link a seguir.

Tabela Periódica dos Investimentos - Brasil 2010

Para aqueles que quiserem reproduzir, mencionar ou fazer referência a essa tabela, peço apenas que não deixem de citar a fonte (NKL2) dando-lhe o devido crédito.

Abraço,
Eder.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.