segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Confiamos mais numa pessoa eloquente do que em alguém honesto. Divulgue o plano de previdência de sua empresa com ambos

De São Paulo, SP.

Os cientistas descobriram que tendemos a confiar e gostar mais de pessoas que se esquivam das perguntas com astúcia e habilidade - os embromadores inatos - do que de quem responde às peguntas com franqueza, mas de maneira menos cordial.

Será que o estilo pode realmente desbancar o conteúdo?

Michael I. Norton, um Professor Associado na Harvard Business School, junto com Todd Rogers, um Pesquisador Sênior da Ideas42 e Diretor Executivo do Analyst Institute, foram atrás de evidências.


Eles mostram três videos de debates políticos para alguns voluntários. No primeiro video, o candidato respondeu diretamente a pergunta elaborada. No segundo, o candidato se esquivou da pergunta respondendo algo parecido com que havia sido perguntado. No terceiro, o candidato se esquivou e respondeu algo totalmente diferente da pergunta que foi elaborada.

“Em nosso estudo, os voluntários acharam tão agradável e confiável o candidato que respondeu algo parecido com a pergunta que lhe foi feita, quanto aquele que respondeu diretamente a questão original. Além disso, após ter ouvido um orador astuto e hábil (que se desviou da pergunta com sutileza, ié, embromou em alto nível) os voluntários tendiam a se recordar muito pouco do que havia sido perguntado. Menos de 50% dos voluntários conseguiam se lembrar da pergunta com precisão ... mas, o principal resultado é que os expectadores não penalizaram o orador que se desviou da pergunta com habilidade”, disse Rogers.

Porém, enrolar não é fácil assim. Sutileza e habilidade são fundamentais na arte de embromar. Quando o candidato deu uma resposta totalmente diferente da pergunta que lhe foi feita, ele foi duramente penalizado. Foi avaliado como pouco agradável e menos confiável. Curiosamente, nesse caso, as pessoas se sairam muito melhor em lembrar da pergunta originalmente elaborada (que não foi respondida).

Veja os resultados da pesquisa:


Responder à pergunta errada, da forma correta, é um dom dos bons políticos e eles provavelmente treinam para isso. Alguns são pós-doutorados nessa área e aplicam de forma maestral aquilo que, certa vez, ensinou Robert MacNamara – Secretário de Defesa do Governo Kennedy:

“Nunca responda aquilo que for perguntado sobre você. Responda a pergunta que você gostaria que tivesse sido perguntada” , disse MacNamara.

Políticos precisam ser bem-quistos e confiáveis para serem eleitos. Mas há outras situações que requerem jogo de cintura para responder, mesmo que você não precise ou tenha motivos para agradar o interlocutor.

Por exemplo, você detem informações preciosas que não pode divulgar durante uma negociação. Então, como você faz para não divulgá-las sem ter que mentir?

Outro exemplo, nas empresas. Quer você seja um gerente ou um empregado é difícil interromper uma embromação. Não dá prar dizer simplesmente ao seu interlocutor: “Você está mudando de assunto”.

De acordo com Norton, é importante prestar atenção aos mecanimos de transição em uma resposta. As primeiras 10 palavras de uma resposta são chaves para uma boa embromação.

Você já não ouviu frases como: “Esse á uma excelente pergunta” ou “Fico contente por você ter perguntado isso”. Elas deixam o ouvinte predispoto a considerar relevante a explicação que vem depois da frase.

Isso ocorre porque o ser humano tem uma capacidade finita de atenção. Quanto mais palavras houver na transição entre a elaboração da pergunta e a resposta efetiva, mais difícil será fazer a ligação cognitiva entre a pergunta e a resposta.

Esse mecanismo pode estar por trás da estratégia de “embromation”, mas isso é algo que ainda precisa ser testado.

Portanto, se você quer obter um nível elevado de adesões ao divulgar o plano de previdência complementar de sua empresa, mas não quer assumir o risco de um processo judicial vindo de um participante, no futuro, alegando ter sido enganado, contrate um consultor independente, honesto e eloquente.

Forte abraço,
Eder.


Fonte: Adaptado do artigo “Defend Your Research: People Often Trust Eloquence More Than Honesty” escrito na HBR por Todd Rogers e Michael I. Norton.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.