quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Por quê parece que levamos menos tempo para chegar em casa? Categorize sua aposentadoria como se fosse sua casa.


De São Paulo, SP.


Temos um viés cognitivo em nossa percepção de passagem do tempo. O tempo que gastamos entre um destino qualquer e nossa casa parece menor do que no trajeto entre nossa casa e esse mesmo ponto.


Através de várias experiências os cientistas demostraram que esse efeito occorre tanto em viagens curtas como em viagens longas, partindo e chegando em nossa casa.


Curiosamente, esse mesmo efeito também é verificado quando o trajeto envolve outros locais que nos sejam tão familiares quanto nossa casa.


Dentre as causas que explicam esse efeito está a maneira pela qual codificamos espacialmente em nosso cérebro o conceito de “casa” versus “outro destino”.


Como “casa” é um conceito extremamente familiar, ele possui uma rica representação mental e portanto, as pessoas são capazes de codificá-lo como uma área geográfica relativamente maior do que um destino que nos é menos familiar.


Isso leva a uma assimetria direcional no sentimento que temos sobre o progesso de uma viagem, influindo em nossa percepção de passagem do tempo.


Como a aposentadoria é um “lugar” desconhecido e distante, pelo menos para a maioria de nós, a percepção é que levará uma eternidade para chegarmos lá.


Minha recomendação: pense na sua aposentadoria como se fosse sua casa, porque você vai ficar impressionado como chegará lá rápidinho, rapidinho.....


Forte abraço,
Eder.




Fonte: Adaptado do atigo “Spacial categorization and time perception: Why does it take less time to get home”, publicado em ScienceDirecto.com / Journal of Consumer Psychology

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.