segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Herança epigenética – O que você come e o estilo de vida que você leva determinarão a longevidade e a mortalidade dos seus bisnetos.

De São Paulo, SP.

Quando os cientistas começaram a sequenciar o genôma humano, pensaram existir mais de 100 mil gens.

Hoje os cientistas estimam que os seres humanos reunam menos de 30 mil gens, quase tanto quanto as plantas, o que parece um número extremamente pequeno para explicar a complexidade dos seres humanos.

Se somos formados por tão poucos gens como explicar, por exemplo, as inúmeras doenças e características que transmitimos de geração em geração?

O conhecimento corrente, o tipo de biologia que toda a minha geração estudou na escola nos anos 70 e 80, ensina que nossas características genéticas são herdadas através do DNA de nossos pais. Uma vez incutido em nossas células, esse DNA não muda mais.

A “Epigenética” começa a desvendar mistérios até aqui desconhecidos da biologia, mostrando que aquilo que vivenciamos – o que comemos, se enfrentamos stress intenso ao longo da vida e o ambiente a nossa volta – é capaz de afetar não apenas a nós mesmos, mas de mudar o nosso DNA e impactar todas as gerações que nos sucederão.

Se passamos fome, por exemplo, essa experiência e as características que ela deixa em nosso corpo serão transmitidas pelos nossos gens para nossos filhos, netos e bisnetos.

O stress pós-traumático causado nas mulheres grávidas que estavam nos últimos meses de gestação e presentes na cena do ataque terrorista de 11 de setembro, também afetará seus descendentes daqui há 100 anos.

Isto é, seus filhos netos e bisnetos, também sofrerão do stress herdado diretamenta do incidente de 11 de setembro!

O estilo de vida de nossos pais pode ser impresso no DNA deles, que se pensava imutável, sendo transmitido gerações adiante.

A informação ambiental é impressa nos óvulos de nossa mãe e nos espermas de nosso pai, no momento em que eles estão sendo formados. E assim, impressa no DNA modificado, passa a ser transmitida para as gerações subsequentes.

A longevidade e as taxas de mortalidade de nossos bisnetos serão, portanto, afetadas pela dieta de nossos pais porque o DNA deles transmitirá essas informações (ambientais) de forma transgeracional.

Assista a série “The Ghost in your Genes” da BBC Horizon. São 5 capítulos, cada um com cerca de 10 minutos de duração. Disponíveis apenas em inglês. Vale muito a pena!

Os links seguem abaixo.

Forte abraço,
Eder.

Fonte: Artigo escrito por Eder C. Costa e Silva da NKL2.


Parte 1 - The Ghost in your Genes - BBC Horizon



Parte 2 - The Ghost in your Genes - BBC Horizon


Parte 3 - The Ghost in your Genes - BBC Horizon


Parte 4 - The Ghost in your Genes - BBC Horizon


Parte 5 - The Ghost in your Genes - BBC Horizon

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.