terça-feira, 26 de outubro de 2010

Abelhas, computadores, problemas matemáticos e aposentadoria

Deu em Londres, Inglaterra.


As abelhas conseguem resolver complexos problemas matemáticos que mantem os computadores ocupados por dias. 


Os cientistas da Royal Holloway, a Escola de Ciências Biológicas, da Universidade de Londres e Queen Mary (University of London and Queen Mary) descobriram que as abelhas aprendem a voar pela rota mais curta possível entre as flores, mesmo se as flores são encontradas em ordens  diferentes e aleatórias.

Essa característica faz com que as abelhas solucionem de forma natural um dos grandes problemas computacionais conhecido como "o problema do caixeiro-viajante" (the travelling salesman problem). 
O caixeiro-viajante precisa encontrar a rota mais curta possível de forma a fazer todas as suas visitas de venda e retornar ao ponto de partida. Os computadores resolvem esse problema comparando a extensão de todas as rotas possíveis e escolhendo a alternativa mais curta entre elas. 
No entanto, as abelhas que possuem um cérebro do tamanho de uma semente de grama, resolvem esse problema sem a ajuda de um computador.
O Dr. Nigel Raine, da Escola de Ciências Biológicas (School of Biological Sciences) Royal Holloway, explica: “As abelhas resolvem o problema do caixeiro-viajante todos os dias. Elas visitam flores em múltiplos locais e porque usam muita energia para voar, acham a rota que exige um mínimo de vôos”, disse ele.
A equipe do Dr. Raine usou flores artificiais controladas por computador para testar se a rota que as abelhas seguiam era definida pela ordem em que as flores eram achadas ou se as abelhas realmente encontravam a rota mais curta.
Perceberam que após explorar o local em que estavam as flores, as abelhas rapidamente aprendiam a voar pela rota que mais lhes economizaria tempo e energia.  
Além de melhorar o conhecimento sobre a forma que as abelhas polinizam flores e plantações, esse trabalho tem outras implicações. 
O estilo de vida dos seres humanos depende de redes como as de tráfego de veículos nas ruas e estradas, fluxo de informações na Internet e cadeias de suprimentos que alimentam a logística das empresas. 
Entender como as abelhas resolvem esse problema pode ajudar a melhorar a administração dessas redes do dia-a-dia, sem precisar de enorme tempo dos computadores para fazer isso.
O Dr. Raine acrescenta: "A despeito de seus cérebros minúsculos, as abelhas são capazes desse extraordinário feito de comportamento. Precisamos entender como elas conseguem resolver o Problema do Caixeiro-Viajante sem um computador. Que atalhos elas usam?”
Fico me perguntando o que mais temos a aprender com as abelhas. Como apicultor profisional (nos anos 80 fiz um curso na Escola de Agricultura Wenceslau Bello na Penha - Rio de Janeiro/RJ) tudo que posso dizer é que as abelhas sabem poupar muito bem. Produzem mel em quantidades suficientes para toda a colônia e ainda sobra para deliciar os seres humanos. 
Que bichinho porreta sô!
Forte abraço,
Eder. 
Fonte: Adaptado de artigo fornecido pela Royal Holloway University of London and Queen Mary

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.