sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quando milisegundos valem US$ bilhões, não há Investimentos Responsáveis

De São Paulo, SP.

As operações conhecidas por "high-frequency trading" (operações de alta-frequência em bolsas de valores) começam a colocar em dúvida a transparência dos mercados acionários e estão chamando a atenção de reguladores e legisladores nos EUA pelo seu potencial para desestabilizar as cotações e criar distorções artificiais.

São operações de compra e venda de ações, feitas sem a intervenção humana, que acontecem até em milisegundos e são decididas por supercomputadores alimentados por algoritmos estatísticos.

Não importa quem é o CEO das empresas negociadas, se as empresas estão com problemas legais, se são ou não organizações éticas e nem mesmo o valor dessas empresas ... as decisões de compra e venda são embasadas apenas por dados e números sobre as transações das ações feitas no mercado acionário. 

Esse mundo secreto, embasado em tecnologias controversas começa a ser desvendado e nos faz refletir. 

A tecnologia é uma ferramenta poderosa em qualquer setor e a área de investimentos não é uma exceção, mas quando seu uso deixa de lado questões sócio-ambientais e de governança, ela pode se transformar em uma arma perigosa...  

Veja o vídeo e entenda as discussões que estão colocando sob a luz dos holofotes as operações de alta-frequência em bolsas de valores (high-frequency trading), feitas em frações de segundos. O vídeo está em inglês e a duração é de 13,36 minutos. Infelizmente, não há legendas em Português.


Nota: Clique no título "Wall Street: The Speed Trader" na parte de cima da tela ou em "Watch on YouTube", após ter clicado no meio da tela.

Abraço forte.
Eder.  


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.