quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por quê o meio ambiente interessa para os participantes dos fundos de pensão?


De São Paulo, SP.

Custo ambiental anual da atividade humana no planeta, estimado pela ONU - Organização das Nações Unidas: US$ 6,6 trilhões ou 11% do PIB Global.

Custo dos danos ambientais em 2008, causados pelas 3.000 maiores empresas do mundo com ações negociadas em bolsas de valores: US$ 2,15 trilhões.

Proporção dos ganhos das empresas em um portfólio de investimentos (ponderado pelo MSCI AII Country World Index) sob o risco de se transformar em perda devido aos custos ambientais: > 50%

Os participantes dos fundos de pensão são hoje os "donos universais" das empresas, uma vez que o portfolio de investimentos de seus planos de previdência complementar são diversificados e aplicados em ações de grandes empresas, sempre de olho em ganhos no longo-prazo.

Esses investimentos estão expostos a perdas cada vez maiores ao redor do mundo, decorrentes dos custos ambientais incorridos por empresas que causam danos ao meio ambiente. Tais perdas tem o potencial de ameaçar a poupança dos futuros aposentados e beneficiários dos planos de aposentadoria, colocando em risco o seu bem estar no longo prazo.

Porém, os participantes dos fundos de pensão podem e devem agir coletivamente para influenciar de maneira positiva a forma pela qual as empresas atuam e levá-las a respeitar os aspectos sócio-ambientais e de governança, minimizando assim a exposição dos investimentos dos fundos de pensão à perdas decorrentes dos custos ambientais.

Os investidores institucionais tem a obrigação de agir para reduzir o risco financeiro advindo dos impactos ambientais.

Tudo isso e muito mais pode ser encotrado em detalhes no relatório “Universal Ownership - Why environmental externalities matter to institutional investors”, elaborado em parceria pela UNEP Finance Initiative e UN Global Compact.

Para baixar o estudo completo use o link a seguir: http://bit.ly/b8vM0b

Forte Abraço,
Eder.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.