quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Um bom exemplo de fundo de pensão que verdadeiramente abraçou a responsabilidade com os aspectos Sócio-Ambientais e de Governança


De São Paulo, SP.

O “New Zeland Superannuation Fund”, um fundo de pensão da Nova Zelândia com patrimônio de  €8,8 bilhões, está levando bastante a sério os Investimentos Positivos – aqueles em que a performance anda lado a lado com a preocupação em relação aos impactos sócio-ambientais e de governança.

Investimentos Positivos ou Investimentos Responsáveis são aqueles que fornecem altos retornos ambientais e sociais além de bons retornos nos investimentos. Estamos desenvolvendo um planejamento para integrar as oportunidades de Investimentos Positivos a nossas políticas”, explica o fundo de pensão em seu Relatório Anual.
 
O fundo anunciou que investirá cerca de 16% de seu patrimônio total em infra-estrutura que traga benefícios sociais, de forma a atender seus objetivos em direção aos Investimentos Positivos.

“Divulgaremos nosso progresso e os avanços dessa estratégia, nos futuros relatórios anuais”, revelou o fundo em um comunicado.

O fundo informou, também, que está avaliando as emissões de carbono -carbon footprint - de todos os investimentos de seu portfólio. “Temos consciência de que a responsabilidade ambiental de um investidor institucional se estende muito além do consumo direto de recursos e da produção de resíduos pelos quais responde”.

As medidas do fundo de pensão Neo-Zelandês alcançam as empresas nas quais investe, especialmente aquelas onde possui participação expressiva e pode influenciar as decisões.

“Os Guardiões estão trabalhando nessa questão e informaremos sobre nosso progresso no Relatório Anual de 2011”, divulgaram. O fundo de pensão tem uma equipe interna dedicada exclusivamente a analisar o impacto potencial da proposta governamental para emissão de poluentes (New Zealand Emissions Trading Scheme) e  das medidas para mitigação das mudanças climáticas sendo adotadas por outros grandes fundos de pensão.

No ano passado, o fundo de pensão se envolveu diretamente nas empresas nas quais investe em 345 ocasiões (250 para lidar com divulgações sobre mudanças climáticas). Acrescentou 19 nomes a sua “lista vermelha”, com empresas onde há alguma preocupação ambiental.

Ao longo desse ano o NZ Super, como é conhecido o fundo de pensão da Nova Zelândia, integrou os Investimentos Responsáveis ao questionário utilizado no processo de seleção de gestores de investimentos.

Alem disso, está finalizando as regras de Investimentos Responsáveis em imóveis, que deverão ser seguidas em seus investimentos imobiliários. Os consultores contratados pelo fundo para assessorá-lo nos investimentos em imóveis já são obrigados a incluir fatores Sócio-Ambientais e de Governança em seus respectivos critérios de seleção de investimentos. 

Finalmente, o fundo de pensão criou em outubro/2009 um Comitê de Investimentos Responsáveis que passou a integrar seu Conselho Deliberativo, já que as políticas de investimentos responsáveis permeiam agora todas as áreas do fundo de pensão.

O Projeto Qvo Vadis lançou em 2010 o Ranking QV-BR-PRI com o objetivo de avaliar as medidas concretas, divulgadas publicamente, que os maiores fundos de pensão brasileiros vem adotando em defesa dos Investimentos Responsáveis.

Visite o website: www.qvovadis.info e saiba mais.

Forte abraço,
Eder.

Fonte: Investments & Pensions Europe - Daniel Brooksbank


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.