De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
De acordo com o Fórum Econômico Mundial os três principais riscos globais nos próximos anos são: desastres naturais, clima extremo e ataques cibernéticos. A cada 39 segundos acontece um ataque desses, muitos visando aspectos não-financeiros como dados pessoais e de saúde dos participantes. No entanto, mais de 1/3 dos conselhos não tem monitorado adequadamente esse risco.
POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE:
O assunto precisa estar visível na agenda do board e ser discutido ao menos uma vez por ano. O board precisa entender a ameaça (quanto pode ser perdido com esses ataques?) e a responsabilidade individual dos membros do conselho. Precisa entender quais vulnerabilidades e riscos estão expostos através de seus fornecedores, consultores, gestores de ativos e prestadores de serviços. Conselheiros tem diversas responsabilidades fiduciárias e uma delas é proteger os ativos e participantes do fundo de pensão. Ataques cibernéticos são ataques contra esses ativos e pessoas.
CONCLUSÃO:
Quando um ataque acontece, não é o pessoal de TI que deixou de cumprir o seu papel, mas o conselho que deixou de exercer sua responsabilidade fiduciária.
Grande abraço,
Eder
Fonte: "Diligent Webinar - Board's response to data beach"
Nenhum comentário:
Postar um comentário