domingo, 24 de setembro de 2023

CONSTRUIR O FUNDO DE PENSĀO DO FUTURO COMEÇA COM PALAVRAS, COM A FORÇA DAS PALAVRAS

 


De Sāo Paulo, SP.


Você acha que fumar mata?

Deixe-me te dizer uma coisa: você sabia que a quantidade de pessoas morrendo de diabetes é três vezes maior do que a de pessoas morrendo por fumar?

No entanto, se eu puxar do meu bolso um chocolate para comer, ninguém vai falar nada sobre o mal que o açúcar pode causar no logo prazo.

Você sabia que a principal causa de câncer de pulmão não é, na verdade, o cigarro? É o seu DNA. Você pode fumar por anos e nada acontecer com você.

Essa guerra global contra o cigarro é apenas para restringir a plantação do tabaco.

________________________

Usei esses argumentos com um grupo de amigos meus. Cinco deles acreditaram, no que eu disse, dois deles começaram a fumar.  

Quando ditas e articuladas da maneira certa as palavras as palavras podem mudar as ideias de uma pessoa. Podem alterar suas crenças.

Você tem o poder de trazer alguém que a vida colocou no fundo do poço e torná-la uma pessoa bem-sucedida ou destruir a alegria de alguém, apenas com palavras.

Isso lhe parece muito bom para ser verdade? A simples escolha de uma palavra pode fazer a diferença entre uma pessoa concordar ou rejeitar sua mensagem.

Você pode ter algo muito bonito para ser dito, mas se disser com as palavras erradas, a mensagem que quer transmitir ... some.

Quando meu filho tinha quatro anos de idade ele tinha o péssimo hábito de escrever nas paredes de casa com lápis de cera (Crayons).

Uma noite entrei no quarto dele e ele estava rabiscando tudo, fazendo círculos pintando freneticamente. Eu disse: “hei, hei, hei! Você é idiota? Nunca mais faca isso de novo”.

Adivinha o que aconteceu? Ele fez novamente.

Ninguém gosta de ser ameaçado, de ser intimidado. O orgulho, não permite que isso aconteça. Ele fez de novo só para me irritar.

Outra noite entrei no quarto dele e dessa vez ele nem parou para olhar para mim, continuou rabiscando, rabiscando. Eu me aproximei dele e disse: “filho vem cá”.

“Não faça isso, você já é um menino grande”. Ele nunca mais pintou as paredes, porque o orgulho dele é ser igual aos meninos grandes.

Você já se perguntou por que a maioria das pessoas não dá a mínima para o “aquecimento global”? Apesar de ser um problema bem sério e poder matar a todos.

Quando você chega em casa e liga a TV, vê um cientista falando sobre aquecimento global assim: 

“Senhoras e senhores, como vocês podem ver dos gráficos as estatísticas para 2023 mostram que o nível dos oceanos esta aumentando, a tabela mostra que os níveis de dióxido de carbono e a terceira camada de ozônio estão numa posição alarmante ...”

A mensagem que eles querem passar nunca é transmitida. O mais importante, se você é considerado um exemplo, se você é admirado, qualquer coisa que você diga é acreditado, suas palavras são tomadas como verdades.

Meu amigo Nasser amava o pai dele, idolatrava o pai dele. Faria qualquer coisa pra deixar o pai feliz, mas o pai dele era o tipo de pessoa difícil de agradar.

Ano após ano o Nasser tentava agradar e o pai não ligava. Primeiro ano na faculdade, o Nasser tirou nota 10 em todas as matérias. Nasser pensou: é isso, dessa vez meu pai vai ficar orgulhoso.

Pegou o telefone e telefonou para o pai: “Pai, tirei dez em todas as matérias! Você está orgulhoso”? Por favor, diga que está orgulhoso pai”.

...e o pai do outro lado da linha falou: “Olha filho, vou ter que telefonar depois, estou ocupado agora”. 

Estou ocupado, uma simples sentença foi a gota d’agua. Nasser começou a beber, entrou nas drogas, passou a sair com más companhias.

Eu perguntei: “Por que Nasser? Por que você está jogando sua vida fora, pela janela?”

O Nasser: “se a pessoa com a qual eu mais me importo no mundo não se importa, porque eu deveria me importar?”

Um dia me telefonaram, o Nasser tinha entrado na emergência, overdose de drogas. Corri para o hospital, vi o Nasser na UTI o monitor: beep, beep, beep ... beeeeeeeeeeeeeep. Vi os médicos tentando ressuscitá-lo ...

Uma única palavra teria salvado a vida dele. As palavras têm poder. 

As palavras são o poder. As palavras podem ser o seu poder. Você pode mudar uma vida, inspirar toda uma nação, tornar esse um mundo melhor.

Não é isso que todos nós queremos? Não é por isso que estamos todos aqui? Sua boca pode expelir veneno ou pode salvar uma alma perdida.

Que esse seja nosso objetivo com o canal “TE CONTEI” no Substack, vamos construir o fundo de pensão do futuro.


Grande abraço,

Eder.



Disclaimer: Este artigo foi baseado no vídeo da apresentação de Mohammen Qhatani sobre “The Power of Words”. Integra do video, abaixo.



 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.