domingo, 3 de setembro de 2023

SE TE PEDISSEM PARA REDUZIR A CRIMINALIDADE NUMA ÁREA DA CIDADE, QUE MEDIDA VOCÊ ADOTARIA? E SE TE PEDISSEM PARA FAZER AS PESSOAS POUPAREM MAIS?



De Sao Paulo, SP.

Em 2011 uma série de ações de vandalismo tomou conta da cidade de Londres - Inglaterra, com pessoas atacando lojas, incendiando carros e saqueando supermercados.

Enquanto os ataques arrefeciam na maioria dos lugares, em Greenwich, um distrito de Londres, o comportamento antissocial continuou.

As autoridades precisavam encontrar um meio de parar a violência e impedir que minorias problemáticas destruíssem sua própria comunidade, manchando a reputação do bairro.

Os comerciantes começaram a instalar portas de ferro na frente de seus estabelecimentos, tentando proteger seus negócios contra os saques.


Isso só agravou o problema porque acabou atraindo ainda mais saqueadores, acreditando haver itens de maior valor nas lojas protegidas.

Os profissionais da Ciência do Comportamento (Behavioral Science) resolveram, então, fazer um experimento social, transformando as portas de ferro em solução, não no problema.

Eles se basearam em um estudo de 2009, feito por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, que encontrou evidências de que cabeças largas, rostos redondos e olhos grandes, como os dos personagens da Disney, motivam em adultos o comportamento de cuidar, de se preocupar com as pessoas. 


Eles provaram que a aparência bonitinha | engraçadinha, desperta a atenção do cérebro humano de modo positivo. Poderia o poder do “bonitinho” minimizar o comportamento antissocial das minorias do bairro de Greenwich?

Uma ampla campanha selecionou rostos de bebês locais, considerados engraçadinhos, bem como pintores do bairro e o experimento começou. Os rostos dos bebês foram pintados nas portas de ferro de vários estabelecimentos.


Seis meses após o começo do experimento, nenhuma das portas de ferro com os rostos dos bebês havia sido vandalizada e os residentes estavam se sentindo muito mais seguros.

Não foi preciso investir centenas de milhares de libras, nem alocar centenas de policiais a mais, bastou algumas latas de tinta.


Os moradores demonstraram um grande amor pelos bebês, os lojistas abraçaram a ideia e em pouco tempo comunidades espalhadas ao redor do mundo todo começaram a falar do assunto.

Quando você entende o comportamento humano, são as pequenas mudanças que causam os efeitos mais poderosos. Essa pode ser uma nova era na prevenção de crimes.

Levar as pessoas a pouparem, em busca de segurança financeira futura, tem tudo a ver com o comportamento humano. Soluções baseadas no convencimento, em argumentos apoiados na racionalidade, já mostraram que raramente funcionam.

Que tal usar experimentos simples e baratos baseados em “Behavioral Science” ao invés de investir tão somente em caríssimos programas de educação financeira e achar que isso resolverá o desafio?

Grande abraço,
Eder.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.