quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Criada Associação para Incentivar o Mercado de Risco da Longevidade

De Londres, Inglaterra.




Um grupo de oito bancos, seguradoras e resseguradoras lançou no final de janeiro a “Life and Longevity Markets Association – LLMA (Associação do Mercado de Vida e Longevidade), com o objetivo de promover o mercado de hedging e de troca do risco da longevidade.


O primeiro grande desafio dessa associação é desenvolver padrões consistentes, documentação, indicadores e modelos de avaliação padronizada, que permitam a precificação efetiva de derivativos quando as hipóteses de longevidade se alteram.

Fundos de pensão detentores do risco de longevidade e resseguradoras detentoras do risco de mortalidade são contrapartes naturais. Se por um lado instituições como Lucida e RSA e fundos de pensão como do Babcock e da Berkshire fizerem hedge de seus riscos de longevidade, por outro, os fundadores da LLMA estão preocupados temendo que a complexidade desses negócios possa impedir o desenvolvimento desse mercado

AXA, Deutsche Bank, Legal & General, JP Morgan, Pension Corporation, Prudential, RBS e Swiss Re, os membros da LLMA, acreditam que Produtos e Contratos padronizados podem ajudar tanto fundos de pensão como seguradoras no hedging de seus riscos de longevidade.


O primeiro negócio envolvendo swaps de taxas de juros e de câmbio foi feito entre a IBM e o Banco Mundial em 1981, mas demorou 20 anos para operações desse tipo se disseminarem entre os fundos de pensão e para os gestores de investimentos criarem produtos.

Agora, acredita a LLMA, levará muito menos tempo para desenvolver o mercado de troca de risco da longevidade do que demorou no caso dos swaps de taxas de juros e inflação.

 Assim que forem desenvolvidos e disseminados na Inglaterra os produtos e contratos padrão, a LLMA acredita que possa ajudar outros países a criar e desenvolver o mercado de swap de risco da longevidade.

“A longevidade é um problema mundial e o produto que estamos criando poderá certamente ser aplicado globalmente. Você poderá criar um índice de longevidade na Holanda e negociá-lo em Euros”, disse John Fitzpatrick, Diretor da LLMA, Sócio da Pension Corporation e ex-CFO da Swiss Re.

E você, o que pensa dessa iniciativa do mercado financeiro? Partilhe seu comentário conosco.

Forte abraço,
Eder.


Fonte: Investments & Pensions Europe - Liam Kennedy 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.