Do Reino Unido.
O Condado Real de Berkshire é muito conhecido dos Britânicos por causa da presença da residência real do Castelo de Windsor. O Condado fica no sudoeste da Inglaterra, na região (distrito) de Windsor e Maidenhead, também chamada de “The Royal Borough of Windsor and Maidenhead” ou simplesmente RBWM.
No final de 2009, sem muito alarde, foi efetuada para o fundo de pensão do Condado de Berkshire, uma operação pioneira de hedging do risco de longevidade.
O negócio foi fechado entre o governo do distrito de RBWM e a resseguradora “Swiss Re”, após 12 meses de intensa negociação.
Sob os termos do contrato, o risco de longevidade dos 11.000 pensionistas do fundo de pensão do Condado de Berkshire, apurado em 31 de julho de 2009, passa a ser assumido pela resseguradora até que morra o último indivíduo.
O Presidente do Conselho Deliberativo do fundo de pensão, o Sr. John Lenton, explicou que a expectativa de vida média aumenta pelo menos um ano a cada período de cinco anos. De acordo com ele: “O Conselho estava cada vez mais preocupado com o custo desse aumento para o fundo de pensão”.
Acrescentou, ainda, que o fundo estava procurando há mais de um ano “um meio de arcar com esse custo crescente” e que a solução preferencial foi encontrada no setor de seguros de vida. O contrato de resseguro foi aprovado pelos órgão superiores do fundo de pensão no dia 11 de novembro de 2009.
Conforme esclareceu o Sr. Lenton: "O acordo estabelece que o fundo de pensão continuará a pagar praticamente o mesmo valor de benefício, como se não houvesse ao longo do tempo nenhuma alteração das hipóteses de longevidade adotadas na avaliação atuarial trienal feita em 2007". O passivo atuarial representado pelos pensionistas e que está coberto pelo contrato, totalizava £750 milhões (cerca de €837 milhões) em 2007, equivalendo a aproximadamente 43% dos compromissos totais do fundo de pensão.
Em troca, afirmou, a Swiss Re assumirá qualquer mudança futura, positiva ou negativa, causada pela longevidade, o que significa que o plano está “efetivamente terceirizando com a Swiss Re os riscos financeiros dos pensionistas viverem mais do que originalmente previsto".
Ainda, o fundo de pensão mantém legalmente o direito sobre seus ativos financeiros e o completo controle da estratégia de investimentos.
Nick Greenwood, gestor de fundos de pensão do distrito de RBWM, confirmou que o Conselho analisou outras alternativas, como swaps, para lidar com o problema da longevidade mas "rejeitou todas as outras opções em razão da complexidade e dos riscos colaterais e de contraparte".
O hedging da longevidade é um mercado relativamente novo e até hoje, somente os distritos de “Babcock” e de “Royal & Sun Alliance” fecharam operações semelhantes para os passivos de seus planos de benefício definido. O governo do distrito de RBWM estima que mais distritos e outros condados locais sigam esse caminho.
O Conselho do Condado de Berkshire não quis comentar se outras resseguradoras além da Swiss Re foram consideradas no processo, mas acrescentou terem efetuado "análises dos termos contratuais e do impacto sobre as provisões técnicas", indicando que condições satisfatórias e um bom preço para a operação foram alcançados.
O Sr. Greenwood declarou que o contrato vigerá até que o último pensionista ou dependente venha a falecer, excluindo crianças, mas confirmou que o contrato não cobre novas grupos de pensionistas. Não obstante, admitiu ele, "poderemos considerar ressegurar novos passivos se o preço for bom na ocasião".
Agora em 2010, os dirigentes deverão analisar alternativas viáveis para atacar o risco de longevidade associado aos participantes ativos e aqueles com direito a benefício diferido. Vão atrás de operações similares, mas desde que o fundo de pensão obtenha “termos aceitáveis” sob o ponto de vista do custo x benefício.
Christian Mumenthaler, Presidente de Vida e Saúde na Swiss Re, disse: "Estamos muito orgulhosos em anunciar essa transação inovadora, não apenas porque se trata da primeira proteção contra a longevidade negociada com um fundo de pensão, mas também porque é a primeira operação de transferência pura de risco da longevidade fechada no mundo com um governo".
O seu fundo de pensão gostaria de conhecer melhor os detalhes dessa operação? Entre em contato comigo, terei muito prazer em acionar meus contatos na Swiss Re e estudar a viabilidade dessa operação para o seu caso.
Forte abraço,
Eder.
Fonte primária: Investment & Pensions Europe - Nyree Stewart
Nenhum comentário:
Postar um comentário