terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Efetuada a primeira operação de hedging do risco de longevidade

Do Reino Unido.

O Condado Real de Berkshire é muito conhecido dos Britânicos por causa da presença da residência real do Castelo de Windsor. O Condado fica no sudoeste da Inglaterra, na região (distrito) de Windsor e Maidenhead, também chamada de “The Royal Borough of Windsor and Maidenhead” ou simplesmente RBWM.

No final de 2009, sem muito alarde, foi efetuada para o fundo de pensão do Condado de Berkshire, uma operação pioneira de hedging do risco de longevidade.

O negócio foi fechado entre o governo do distrito de RBWM e a resseguradora “Swiss Re”, após 12 meses de intensa negociação.


Sob os termos do contrato, o risco de longevidade dos 11.000 pensionistas do fundo de pensão do Condado de Berkshire, apurado em 31 de julho de 2009, passa a ser assumido pela resseguradora até que morra o último indivíduo.

O Presidente do Conselho Deliberativo do fundo de pensão, o Sr. John Lenton, explicou que a expectativa de vida média aumenta pelo menos um ano a cada período de cinco anos.  De acordo com ele: “O Conselho estava cada vez mais preocupado com o custo desse aumento para o fundo de pensão”.

Acrescentou, ainda, que o fundo estava procurando há mais de um ano “um meio de arcar com esse custo crescente” e que a solução preferencial foi encontrada no setor de seguros de vida. O contrato de resseguro foi aprovado pelos órgão superiores do fundo de pensão no dia 11 de novembro de 2009.

Conforme esclareceu o Sr. Lenton: "O acordo estabelece que o fundo de pensão continuará a pagar praticamente o mesmo valor de benefício, como se não houvesse ao longo do tempo nenhuma alteração das hipóteses de longevidade adotadas na avaliação atuarial trienal feita em 2007". O passivo atuarial representado pelos pensionistas e que está coberto pelo contrato, totalizava £750 milhões (cerca de €837 milhões) em 2007, equivalendo a aproximadamente 43% dos compromissos totais do fundo de pensão.

Em troca, afirmou, a Swiss Re assumirá qualquer mudança futura, positiva ou negativa, causada pela longevidade, o que significa que o plano está “efetivamente terceirizando com a Swiss Re os riscos financeiros dos pensionistas viverem mais do que originalmente previsto".

Ainda, o fundo de pensão mantém legalmente o direito sobre seus ativos financeiros e o completo controle da estratégia de investimentos.

Nick Greenwood, gestor de fundos de pensão do distrito de RBWM, confirmou que o Conselho analisou outras alternativas, como swaps, para lidar com o problema da longevidade mas "rejeitou todas as outras opções em razão da complexidade e dos riscos colaterais e de contraparte".

O hedging da longevidade é um mercado relativamente novo e até hoje, somente os distritos de “Babcock” e de “Royal & Sun Alliance” fecharam operações semelhantes para os passivos de seus planos de benefício definido. O governo do distrito de RBWM estima que mais distritos e outros condados locais sigam esse caminho.

O Conselho do Condado de Berkshire não quis comentar se outras resseguradoras além da Swiss Re foram consideradas no processo, mas acrescentou terem efetuado "análises dos termos contratuais e do impacto sobre as provisões técnicas", indicando que condições satisfatórias e um bom preço para a operação foram alcançados.

O Sr. Greenwood declarou que o contrato vigerá até que o último pensionista ou dependente venha a falecer, excluindo crianças, mas confirmou que o contrato não cobre novas grupos de pensionistas. Não obstante, admitiu ele, "poderemos considerar ressegurar novos passivos se o preço for bom na ocasião".

Agora em 2010, os dirigentes deverão analisar alternativas viáveis para atacar o risco de longevidade associado aos participantes ativos e aqueles com direito a benefício diferido. Vão atrás de operações similares, mas desde que o fundo de pensão obtenha “termos aceitáveis” sob o ponto de vista do custo x benefício.

Christian Mumenthaler, Presidente de Vida e Saúde na Swiss Re, disse: "Estamos muito orgulhosos em anunciar essa transação inovadora, não apenas porque se trata da primeira proteção contra a longevidade negociada com um fundo de pensão, mas também porque é a primeira operação de transferência pura de risco da longevidade fechada no mundo com um governo".


O seu fundo de pensão gostaria de conhecer melhor os detalhes dessa operação? Entre em contato comigo, terei muito prazer em acionar meus contatos na Swiss Re e estudar a viabilidade dessa operação para o seu caso.


Forte abraço,
Eder. 


Fonte primária: Investment & Pensions Europe - Nyree Stewart

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.