quarta-feira, 10 de março de 2010

Alteração das regras contábeis internacionais (IA19) afetarão balanço das patrocinadoras de planos BD


De Londres, Inglaterra.

A partir de 2011, quando entrar em vigor a nova versão do IAS19 hoje em estudo, serão maiores os custos contábeis de muitos planos do tipo benefício definido reportados nos balanços de empresas patrocinadoras que possuem papéis negociados em bolsas de valores da Comunidade Européia.

O impacto esperado poderia ter sido ainda pior, caso uma versão que considerava taxa de retorno sobre os investimentos igual a 0%aa,  anteriormente em discussão, tivesse prevalecido.
Também é esperado um aumento da volatilidade dos compromissos contábeis assumidos nos balanços corporativos com relação aos planos de previdência complementar.
Essa volatilidade decorrerá da obrigatoriedade do reconhecimento imediato dos ganhos e perdas atuariais ocorridos em determinado exercício - hoje podem ser diferidas por alguns anos sob certas circunstâncias - conforme ocorre na Holanda.
Impacto semelhante deverá ocorrer no balanço das empresas aqui no Brasil. A regra contábil aplicada às empresas de capital aberto aqui no Brasil, por força de deliberação da Comissão de Valores Mobiliários, se espelhou no IAS19 quando foi criada. Portanto, pode se esperar mudança na mesma direção.
Forte abraço,
Eder.

Fonte: Investment & Pensions Europe – Julie Henderson

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.