sexta-feira, 19 de março de 2010

Hedge e Swaps do Risco da Longevidade - Esclarecimentos



De São Paulo, SP.

Recentemente postamos aqui no blog diversas matérias sobre a terceirização do risco atuarial representado pelo aumento da longevidade.





Os posts que publicamos no mês de fevereiro foram os seguintes:

* Dia 02: Efetuada a primeira operação de hedging do risco da longevidade;
* Dia 22: Swaps do risco da longevidade - £10 bilhões em 2010;
* Dia 25: Criada associação para incentivar o mercado de risco da longevidade

Houve grande repercussão sobre esse assunto, inclusive com envio de correspondência para o blog. O post publicado no dia 02 de fevereiro, em especial, parece ter gerado alguns problemas de interpretação. Considerando que o objetivo desse espaço é partilhar informações e conhecimento de forma transparente,  achamos por bem prestar os seguintes esclarecimentos aos nossos leitores:

1) A NKL2 prima pela total isenção e independência em suas operações de prestação de serviços de consultoria em seguros e previdência, não mantendo no Brasil ou no exterior, direta ou indiretamente, ligação ou vínculo com quaisquer seguradoras, resseguradoras e demais instituições, inclusive aquelas citadas nas matérias;

2)  A NKL2, apesar de estar oficialmente habilitada a operar como corretora de seguros, não opera nem tem interesse em operar como corretora de resseguros, razão pela qual não buscou habilitação da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados para atuar como tal;

3) Ao mencionarmos no post do dia 2 de fevereiro a possibilidade de contatarmos a Swiss Re em busca de maiores esclarecimentos sobre operações de "hedge do risco da longevidade", objetivamos tão somente chamar a atenção para a capacitação da NKL2 em desenvolver estudos de viabilidade desse tipo de operação para os fundos de pensão que eventualmente demonstrassem interesse no assunto. Estudos esses cujas soluções cabais não necessariamente envolveriam produtos da Swiss Re ou de qualquer outra seguradora ou resseguradora, no Brasil ou no exterior; e finalmente

4) As operações e produtos de swap e de hedge do risco da longevidade mencionadas nos posts foram efetuadas pelas instituições e nos países citados nas respectivas matérias, não significando que as soluções mencionadas naqueles contextos sejam simplesmente replicáveis no Brasil e/ou nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar que aqui operam.

Justamente para evitar que problemas de interpretação sejam replicados, o blog possui e divulga em sua página frontal sua "Política de Uso da Informação", que reproduzimos abaixo para conhecimento de todos:


"Política de uso da informação"


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas sem autorização expressa. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas, são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis, mas poderão ser autorizados através de mensagem enviada para eder@nkl2.com.br."


Agradecemos aos nossos leitores por nos prestigiarem com a leitura de nossos posts.

Forte abraço,
Eder.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.