quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma idéia que começa a frutificar



De São Paulo, SP

Cerca de sete anos atrás, entre 2003 e 2004, abracei a idéia do governo de  criar uma nova modalidade de previdência complementar no país.

Me refiro aos planos associativos, conhecidos também por planos de instituidores, administrados por meio de entidades fechadas de previdência.

Até aquele momento os produtos comercializados pelas seguradoras constituíam a única alternativa de previdência complementar para profissionais liberais e tantos outros cidadãos que trabalham sem vínculo empregatício.

A partir de então, todos aqueles que tenham vínculo associativo com alguma organização de classe, cooperativa, sindicato ou associação ganharam uma nova alternativa de aposentadoria complementar.

Desde o primeiro momento eu acreditei no novo modelo de plano, enquanto muitos torciam o nariz. Ouvi muita gente nesse mercado dizer veladamente (para não melindrar o governo) que “isso aí nunca vai decolar”. Não digo quem “foram” nem sob tortura....



Previdência privada requer tempo para se desenvolver. Não há “boom” nesse setor nem nunca vai haver. O crescimento ocorre como os passos de um neném, cambaleantes no início, mas firmes e consistentes depois.

Eu fiz a minha parte, criando o primeiro fundo de pensão de uma associação no Brasil. Foi o Ex-GV Prev, fundo de pensão dos ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas. O Presidente da Associação na época era o Bêne (Benedito Duarte) e juntos tivemos que mover montanhas.

Valeu o esforço porque o governo precisava de credibilidade naquele momento, uma contribuição que o nome FGV sem dúvida pode emprestar.  
                    
Pois bem, passados vários anos, em conjunto com alguns parceiros de negócios (Amitti Brasil, Mandaliti Advogados e Suporte) estamos fazendo a primeira pesquisa sobre esse novo setor.

Se você gerencia um plano associativo e não recebeu o link para preencher o questionário, entre em contato comigo. Eu gostaria muito que seu plano participasse.

Forte abraço,
Eder

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.