segunda-feira, 7 de junho de 2010

Planos de “Ambição Definida” deveriam substituir os de Benefício Definido

Deu em Amsterdam - Holanda.
Os planos chamados de “Ambição-Definida”, deveriam substituir os de Benefício-Definido (BD), sugere atuário holandês.
Jan Tamerus, Diretor Atuarial do fundo de pensão PGGM, recomenda que os atuais regulamentos/contratos dos planos de previdência sejam revistos para que os benefícios à prova de inflação também incorporem riscos.
Os planos BD foram criados numa época em que a grande maioria dos empregados era jovem e suas contribuições arcavam com os benefícios de um número pequeno de colegas mais velhos. “A previsibilidade está tornando as aposentadorias cada vez mais caras e é, portando, um cul-de-sac (expressão de origem Catalã que significa beco sem saída)”, afirmou Tamerus durante um encontro do Netspar – uma rede de estudos acadêmicos sobre previdência, aposentadoria e envelhecimento.
Segundo ele, no plano de “Ambição-Definida” os benefícios de aposentadoria já concedidos passariam a não ser corrigidos pela inflação se:

- Durante um período de cinco anos consecutivos o nível de cobertura das reservas for inferior a 90%, ou seja, se o patrimônio do plano for inferior a 90% dos seus compromissos; ou
- Durante um período de três anos consecutivos o nível de cobertura das reservas for inferior a 80%
Tamerus argumentou que os fundos de pensão deveriam usar a longevidade projetada, taxa de retorno do investimentos e taxa de juros estruturalmente decrescentes, bem como a volatilidade dos mercados, como instrumentos para calcular contribuições, indexação e benefícios. “Se o nível real de cobertura das reservas dos fundos de pensão for inferior a 70% durante dois anos consecutivos, os fundos deveriam começar a descontar (diminuir proporcionalmente) os valores dos benefícios”, defende ele.
De acordo com Tamerus, se essas regras tivessem sido aplicada nos últimos anos, os planos de recuperação dos fundos de pensão não teriam sido necessários.
Agora, aqui entre nós, apesar do nome bonito e com um efeito midiático sensacional, se a proposta do meu colega Jan Tamerus pega, a fila para dirigente de fundo de pensão vai dobrar a esquina. Afinal, se o dinheiro não der para pagar os benefícios, basta cortar a renda dos velinhos. Coisa fácil prá chuchu né não????

Forte abraço,
Eder.

Fonte: Investment & Pensions Europe - Leen Preesman

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.