segunda-feira, 9 de maio de 2011

Série Neurociência & Previdência: Era uma vez seus dois “eu”. Ouça a voz do seu “eu presente” se quiser poupar para a aposentadoria.

De São Paulo, SP

Psicólogos e economistas adoram falar sobre a noção dos dois “eu”: o eu  presente e o eu futuro. É uma boa maneira de explicar a tendência que todos temos de ter uma preferência para o futuro, mas outra preferência bem diferente quando esse futuro chega e se torna o presente.

No domingo a noite, seu “eu futuro” pode estar planejando se recolher para a cama cedo na segunda-feira para acordar cedo na terça, ir para a academia de ginástica e ouvir lições de espanhol no seu Itouch enquanto faz uma hora de exercícios na esteira.



Mas …. chega a segunda-feira a noite e durante um jantar com clientes a voz do seu “eu futuro” dá lugar ao seu “eu presente” e você enfia o pé na jaca, come aquela sobremesa maravilhosa (e engordativa), toma licor pós-jantar e ainda dá uma passadinha na balada antes de ir para casa tarde da noite.

Na terça de manhã, enquanto você reprograma o seu despertador para tocar às 8h00am e não mais às 5h30am, a voz do seu “eu futuro” também está sonolenta e volta para dormir com você.

Numa dessas peças de 1º de abril, o website www.thinkgeek.com propôs uma solução para essa situação. Um rádio-relógio que faz doações programadas diretamente da sua conta corrente para causas que você odeie, toda vez que você tocar no botão “snooze”.

Imagine você (um tucano) doando dinheiro para o Delúbio Soares do PT toda vez que você dormir demais. Isso te tiraria da cama?

Apesar do radio-relógio chamado de “SnuzNLuz” – algo como “Cochile e Perca”, em tradução livre – ser apenas uma brincadeira, seria uma idéia sensacional.

O maior inimigo da maioria dos “eu futuro” é o “eu presente”. O conceito muito alardeado e que está por trás do website www.stickk.com (vale a pena conferir!) também está presente na idéia desse rádio-relógio:

Cobrar uma taxa ou multa de você mesmo toda vez que você falhar em seu compromisso de perder peso, parar de fumar ou poupar para aposentadoria, por exemplo.

Não adianta impor uma multa que apenas lhe cause dor no bolso. Se você doasse o valor dessa multa para uma instituição de caridade, por um lado, estaria contribuindo para uma boa causa.

Mas, por outro, teria uma bela justificativa para continuar procrastinando continuamente: minha ação está ajudando aquela instituição de caridade, por isso não me sinto tão culpado comigo mesmo...

Então, é preciso mais do que isso. Você precisa se sentir incomodado com aquilo, muito incomodado. Esse desconforto, ao não lhe sair da cabeça, é que trará o efeito esperado, conforme ensina a psicologia social.

Portanto, se você quer proteger você de você mesmo, busque um meio de fazer o seu “eu presente” mais forte do que o seu “eu futuro”.

Forte abraço,
Eder.

Fonte: Adaptado do artigo “Contracts to fight procrastination” escrito por Dan Goldstein e publicado em http://www.decisionsciencenews.com.
Crédito de imagem: www.thinkgeek.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.