quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sombras, obsolecência do conhecimento e consultoria em previdência complementar

De São Paulo, SP.

Desde 2004, quando fundei a NKL2, passei a desenvolver pesquisas, estudos e projetos buscando incorporar à área de previdência complementar, incessantemente, assuntos inovadores como NeuromarketingEconomia ComportamentalInvestimentos Responsáveis - chamados por alguns de Investimentos Positivos.

Os avanços científicos estão ocorrendo em uma velocidade que torna difícil para as grandes estruturas corporativas acompanhá-los, assimilá-los e a partir daí, desenvolver imediatamente soluções para resolver os problemas do dia-a-dia apresentados pelos clientes.

Numa amostra dos 40 fatores de mudança que influenciarão a forma como o mundo será moldado nos próximos 40 anos, ie entre hoje e 2050, a "Toffler Associates" - uma firma de assessoria organizacional - citou o alto custo da obsolecência do conhecimento.

O termo em inglês usado na análise da Toffler foi "obsoledge" ("obsolemento", em tradução literal) e suas características apontadas foram as seguintes:


* Cada pedaço de conhecimento tem um tempo limitado de "prateleira", se tornando obsoleto em algum momento;

* O aumento na velocidade das mudanças acelera o ritmo no qual o conhecimento se transforma em "obsoledge";

* Em cada semi-segundo que passa, diminuirá a precisão e a certeza do nosso conhecimento sobre os investimentos, nossos mercados, nossos competidores, nossa tecnologia e nossos clientes;

* Os custos do "obsoledge" se manifestarão através da degração do processo de tomada de decisões.

Se você tem familiaridade com o setor de previdência complementar, deve ter notado que os atuais planos de contribuição definida puros não preencheram o vácuo deixado pelos planos de benefício definido e que os compromissos contábeis impedem as empresas de adotar o modelo de contribuição variável, deixando todos num aparente beco sem saída.

Deve, igualmente, ter concluído que são necessárias soluções diferentes das tentadas até aqui para resolver o problema dos baixos índices de adesão dos jovens aos planos de previdência complementar e quão difícil é fazer os participantes contribuirem num nível adequado para seus planos.

Pode estar se perguntando se será eficaz desenhar um programa de educação financeira/previdenciária apenas com base nas soluções adotadas correntemente pelas empresas ou pelo fundo de pensão ao lado.

Há solução para todos esses problemas. Se você também quer sair do lugar comum e incorporar soluções ao seu plano de previdência, que ultrapassam a fronteira do conhecimento tradicional, ligue para a NKL2.

Atuar na sombra permite desenvolver coisas incríveis. Assista ao vídeo abaixo que você vai entender o que quero dizer.   




Forte Abraço,
Eder.

 
Fonte: Artigo escrito por Eder Carvalhaes da Costa e Silva, da NKL2.
Crédito de imagem: Kumi Yamashita - www.buy-stylish-furniture.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.