Desde 2004, quando fundei a NKL2, passei a desenvolver pesquisas, estudos e projetos buscando incorporar à área de previdência complementar, incessantemente, assuntos inovadores como Neuromarketing, Economia Comportamental e Investimentos Responsáveis - chamados por alguns de Investimentos Positivos.
Os avanços científicos estão ocorrendo em uma velocidade que torna difícil para as grandes estruturas corporativas acompanhá-los, assimilá-los e a partir daí, desenvolver imediatamente soluções para resolver os problemas do dia-a-dia apresentados pelos clientes.
Numa amostra dos 40 fatores de mudança que influenciarão a forma como o mundo será moldado nos próximos 40 anos, ie entre hoje e 2050, a "Toffler Associates" - uma firma de assessoria organizacional - citou o alto custo da obsolecência do conhecimento.
O termo em inglês usado na análise da Toffler foi "obsoledge" ("obsolemento", em tradução literal) e suas características apontadas foram as seguintes:
* Cada pedaço de conhecimento tem um tempo limitado de "prateleira", se tornando obsoleto em algum momento;
* O aumento na velocidade das mudanças acelera o ritmo no qual o conhecimento se transforma em "obsoledge";
* Em cada semi-segundo que passa, diminuirá a precisão e a certeza do nosso conhecimento sobre os investimentos, nossos mercados, nossos competidores, nossa tecnologia e nossos clientes;
* Os custos do "obsoledge" se manifestarão através da degração do processo de tomada de decisões.
Se você tem familiaridade com o setor de previdência complementar, deve ter notado que os atuais planos de contribuição definida puros não preencheram o vácuo deixado pelos planos de benefício definido e que os compromissos contábeis impedem as empresas de adotar o modelo de contribuição variável, deixando todos num aparente beco sem saída.
Deve, igualmente, ter concluído que são necessárias soluções diferentes das tentadas até aqui para resolver o problema dos baixos índices de adesão dos jovens aos planos de previdência complementar e quão difícil é fazer os participantes contribuirem num nível adequado para seus planos.
Pode estar se perguntando se será eficaz desenhar um programa de educação financeira/previdenciária apenas com base nas soluções adotadas correntemente pelas empresas ou pelo fundo de pensão ao lado.
Há solução para todos esses problemas. Se você também quer sair do lugar comum e incorporar soluções ao seu plano de previdência, que ultrapassam a fronteira do conhecimento tradicional, ligue para a NKL2.
Atuar na sombra permite desenvolver coisas incríveis. Assista ao vídeo abaixo que você vai entender o que quero dizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário