segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Somos terrivelmente vulneráveis a quem sabe o funcionamento dos padrões de comportamento humano

De São Paulo, SP.
Você pergunta para as pessoas que estão na sua frente na fila da xerox: Desculpe-me, tenho apenas cinco folhas. Posso passar na sua frente porque estou com um pouco de pressa?

Resultado, 94% das pessoas o deixam passar.
Agora, suponhamos que você pergunte: Desculpe-me, tenho apenas cinco folhas. Posso passar na sua frente?

Resultado: Apenas 60% das pessoas o deixam passar.

Você deve estar pensando que as pessoas cederam a vez no primeiro caso devido ao motivo apresentado (estou com pressa).

Então, agora, você vai para a fila da xerox e pergunta: Desculpe-me, tenho apenas cinco folhas. Posso passar na sua frente porque preciso tirar essas cópias?  

Resultado: 93% das pessoas cedem a vez para você. Note que você não apresentou nenhuma razão convincente nessa terceira tentativa. Você apenas reafirmou o óbvio, isto é, que precisa tirar as cópias.

A Psicóloga de Harvard, Ellen Langer, demonstrou que as pessoas simplesmente reagem a palavra “porque”, não importando o que vem depois dela.

As pessoas gostam de ter uma razão para o que fazem. É um princípio do comportamento humano. Sempre que pedirmos um favor a alguém, seremos mais bem sucedidos se apresentarmos um motivo.

É um tipo de reação parecida com a que temos diante, por exemplo, de um vale-desconto. As pessoas simplesmente assumem que terão alguma vantagem com eles, afinal, foram feitos para isso.

Foi o que um fabricante de pneus de carro descobriu nos EUA ao enviar vales-desconto pelo correio. Devido a um erro de impressão, os descontos foram omitidos. Mas a resposta dos consumidores foi a mesma produzida por vales-desconto sem erro, que davam descontos substanciais nos preços de compra.   

Essas reações pré-programadas fazem parte do comportamento humano e ocorrem em muitas outras situações. Na verdade, reações automáticas como essas são bastante comuns e frequentes em nossas vidas. 
     
Não temos energia, tempo, nem capacidade para analisar, catalogar e calibrar todos os aspectos de cada situação com que nos deparamos no dia a dia. Por isso, nossa mente faz uso de alguns atalhos.

Entender como funcionam esses padrões de comportamento, que nos levam a agir mecanicamente e sem pensarmos, é vital para nos proteger enquanto consumidores.

O filósofo Britânico Alfred North Whitehead capturou muito bem esse comportamento humano ao escrever que: “a civilização avança ao aumentarmos o número de operações que conseguimos desempenhar sem precisar pensar nelas”.  

Se você quer entender como funcionam os planos de previdência complementar, qual deles é melhor para a sua situação, que seguradora é adequada, procure ajuda de um especialista como um consultor atuarial independente.

Tenho certeza de que você não quer ser vítima de estratégias de marketing que exploram as vulnerabilidads do comportamento humano.

Essa turma é profissional....

Forte abraço.

Eder. 

Fonte: Adaptado do livro “The Psychology of Persuasion”, de Robert B. Cialdini.
Crédito de imagem: spacesuityoga.wordpress.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.