terça-feira, 27 de julho de 2021

TE CONTEI? A HISTÓRIA DO 1º FUNDO DE PENSÃO “INSTITUIDO”, CRIADO POR UMA ASSOCIAÇÃO NO BRASIL

 


De São Paulo, SP.


 

O QUE ACONTECEU: 

Foi por volta de 2003, passados dois anos do inicio de vigência da Lei 109/2001, o governo resolveu incentivar sindicatos, cooperativas e associações a criarem planos instituídos, aqueles que dispensam o vínculo empregatício para participação, requerendo apenas o vínculo associativo. Por uma dessas conjunções de planetas que acontecem de vez em quando, eu discutia na época com o Benê (Benedito Duarte) - Presidente da Associação de Ex-alunos da FGV (ex-GV) - uma forma de atrair novos associados. Resolvemos, então, criar um fundo de pensão instituído, que viria a ser o primeiro no Brasil. Ultrapassamos o primeiro obstáculo de “como pagar” o projeto obtendo doação de ex-alunos famosos que costumam doar para o fundo de bolsas da FGV. O segundo obstáculo, a falta de um cadastro estruturado, resolvemos com “modelagem de dados”, usando o perfil típico de ex-alunos. Assim fomos avançando. Até obter a publicação no D.O.U. da portaria de aprovação, contamos com a agilidade do governo, que já falava com uma cooperativa e um sindicato prestes a lançarem seus fundos instituídos, mas faltava uma associação para coroar a grande estreia dos instituídos.   

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Foi apenas depois de aprovado que descobrimos o maior desafio para “venda” dos planos instituídos. Tínhamos que divulgar o plano para os ex-alunos, mas diferentemente da divulgação por uma patrocinadora, que coloca todos os empregados numa sala e apresenta o plano, a dificuldade era como chegar nos ex-alunos. Resolvemos aproveitar para isso a festa de 50 anos da Ex-GV. Certa noite, lá fomos Carlos Chavão (atual UnileverPrev) e eu para uma boate no bairro do Itaim em São Paulo tentar convencer a turma, entre um chopp e outro (LoL), a aderir ao plano. O fundo de pensão foi criado, mas menos de dois anos depois foi extinto diante das dificuldades de atração de participantes e dos custos para sua manutenção. Entidades abertas investem muito $$$ em propaganda & marketing, ou seja, para um fundo instituído ser bem sucedido, precisa ter uma estrutura de marketing adequada e eficaz (hoje, digital) para vencer o desafio de vender previdência individual. Segue o jogo.

 

CONCLUSÃO: 

É preciso entender o passado para projetar o futuro.

 

Grande abraço,

Eder.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.